Mais uma vez, o ameno durou pouco em Mato Grosso do Sul, após a tempestade na noite de sexta-feira (20) e manhã de sábado (21). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta da onda de calor em todos os municípios a partir de domingo (22).
O aviso será vigente das 12h de domingo às 23h59 de terça-feira (24). Nesse período, as temperaturas devem subir 5°C acima da média. A condição favorece o risco à saúde e de incêndios florestais.
Ou seja, a primavera deve começar com calorão no Estado. Em Mato Grosso do Sul, a estação começa às 8h44 e termina em 21 de dezembro. Conforme prognóstico divulgado nesta terça-feira (17) pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), o período poderá ser chuvoso, com altas temperaturas e risco de incêndios continuarem ocorrendo.
Há previsão de grandes chances de fogo para o trimestre, com destaque para as regiões pantaneira e sudoeste, que se encontram entre o nível de “Alerta” a “Alerta Alto”. Porém, grande parte do Estado está sob a previsão de nível de “Alerta” e “Atenção”. Ou seja, os focos de incêndio devem permanecer, mas estima-se que em menor proporção, devido à alta probabilidade de chuva.