O filme “Malvado” estreia nas telonas do cinema nesta quinta-feira (21) e é, sem dúvidas, um dos filmes mais aguardados do ano. A Mix teve a oportunidade de assistir ao longa-metragem antecipadamente e vai contar o que você pode esperar da adaptação cinematográfica de uma das peças mais famosas da Broadway.
Fomos convidados pela Universal Pictures Brasil para conferir o filme em primeira mão na manhã de quarta-feira (13). A sessão aconteceu em um shopping na cidade de São Paulo e o cinema estava completamente decorado com uma ambientação inspirada no filme. Assim, havia árvores com flores cor-de-rosa de um lado, representando a bruxa Glinda, e árvores secas do outro, simbolizando a bruxa Elphaba. Além disso, havia, também, a famosa estrada de tijolos amarelos de Oz, que guiava os jornalistas, críticos e convidados até as salas de cinema.
Evidenciando a fama e o carinho que os fãs e amantes do teatro têm pelo musical, diversas pessoas também aproveitaram o momento para mostrar seu amor por “Wicked” vestindo peças de roupa, acessórios e fantasias relacionadas à trama.
Depois de nos acomodarmos, cada um em uma poltrona de uma sala de cinema completamente lotada, ficamos aproximadamente três horas sentados ali, prestando atenção em cada detalhe da exibição, e aqui eu já te entrego um pequeno spoiler: cada segundo valeu a pena.
Para quem não conhece, “Wicked” é como um prólogo da famosa história “A magia de Oz”, se passando antes dos eventos do clássico já conhecido. Assim, o longa-metragem acompanha as bruxas Elphaba e Glinda, que se conhecem na Universidade de Shiz e se tornam grandes rivais. No entanto, ao longo da trama, as duas acabam se conectando e, apesar das diferenças, se descobrem grandes amigas.
ENREDO
Como esperado, o filme segue o mesmo enredo do musical da Broadway. Apesar disso, por se tratar de uma obra cinematográfica, o longa possui, evidentemente, mais liberdade criativa que a peça teatral. Dessa forma, foram adicionadas algumas cenas cuja compreensão e visualização são facilitadas através das lentes das câmeras, diferentes cenários e uma pós-produção, algo que não existe em um palco de teatro.
É importante ressaltar, no entanto, que as cenas contribuem para uma melhor narração da história de Elphaba e Glinda, sendo um aspecto positivo que, embora tornem a experiência do primeiro ato da obra mais longa, acrescentam detalhes extremamente relevantes. Dentre elas, as cenas de Elphaba ainda pequena, lidando com a dificuldade de se sentir deslocada por ter a pele verde, são um diferencial que torna o conteúdo da narrativa ainda mais emocionante e fácil de se identificar.
CENÁRIO
Falando sobre os cenários do longa-metragem, cada um deles é grandioso e extremamente detalhado, algo de tirar o fôlego. Olhando para a tela de exibição, tudo o que eu conseguia pensar era: “eles devem ter tido um trabalho dos bons para fazer esse filme”. Afinal, o diretor de “Wicked”, João M. Chucontou que a equipe por trás do longa-metragem tinha o desejo de transformar a obra em uma experiência imersiva, para que todos se sentissem como se estivessem, de fato, em Oz.
Para isso, eles optaram por construir grande parte dos cenários, incluindo a Cidade das Esmeraldas, a Universidade de Shiz, a Terra dos Munchkins e até o enorme campo de tulipas. Aliás, a equipe de “Wicked” plantou 9 milhões de tulipas na Inglaterra, onde o título foi filmado, para a gravação das cenas no local. Fala sério, isso que é uma superprodução!
FIGURINO
Quando o assunto são os figurinos, “Wicked” se destaca mais uma vez, especialmente no caso da personagem Glinda, interpretada por Ariana Grandeque possui diversas peças de roupa em tons de cor-de-rosa. Além dela, os visuais dos estudantes, dos cidadãos da Cidade das Esmeraldas e até dos professores também chamam a atenção, evidenciando como cada detalhe da trama parece ter sido pensado minuciosamente, com cuidado e respeito à obra original.
A maior prova disso é que, de acordo com o figurinista Paulo Tazewallos trajes do longa levaram quase dois anos para serem completamente finalizados, considerando as mais de mil peças criadas para ambas as partes do filme. Só para você ter uma ideia, apenas um dos vestidos utilizados por Ariana Grande demorou 225 horas para ser costurado.
MÚSICAS
Tratando-se de um musical, não é de se espantar que as músicas também sejam algo a ser destacado no filme. Para a alegria e o alívio de muitos fãs da obra original, que estavam preocupados com uma possível mudança gritante, as faixas foram mantidas, tendo suas letras e melodias intactas.
Vale ressaltar ainda que as protagonistas Ariana Grande e Cynthia Erivo optaram por cantar ao vivo em todas as suas cenas, como se estivessem, de fato, em um palco de teatro. Além disso, outro detalhe importante são as coreografias, que também foram preservadas na nova versão e “Wicked”.
LISTA
Em relação ao elenco, e acredito que não poderia ser diferente, o grande destaque vai para Ariana Grande e Cynthia Erivo. Grande, que além de atriz também é uma cantora com uma carreira bem consolidada no meio musical, já havia mencionado sua paixão por “Wicked” desde criança. Por ser um dos maiores sonhos da artista, me arrisco a dizer que Ariana foi capaz de interpretar Glinda com excelência, entregando a delicadeza, o humor, as batidas de cabelo e o glamour da personagem, tudo na medida certa.
Erivo, por sua vez, traz algo a mais para Elphaba nesta versão: um quê de vulnerabilidade explorado com cautela, sem exageros. Saindo do cinema, inclusive, conversei com uma grande fã do musical, que afirmou: “A Cynthia é a melhor Elphaba de todas”. Para além das protagonitas, os atores Jonathan Biley, Michelle Yeoh, Jeff Goldblum, Ethan Slater e Marissa Bode também brilham em seus respectivos papéis.
Todos eles, devo ressaltar, atuam sob a direção de Jon M Chu, que, assim como Ariana Grande, já havia mencionado sua vontade de trabalhar com “Wicked”, sonhando em transformar a obra em um título de cinema, e agora faz isso brilhantemente.
No fim, depois de muitas risadas, lágrimas de emoção e uma salva de palmas genuína que presenciei no cinema na última semana, posso dizer que a adaptação cinematográfica de “Wicked” merece ser assistida e vivenciada nas telonas. Ali, fica evidente que a equipe do longa realmente desafiou a gravidade e mudou para sempre, transformando uma boa obra em uma história ainda melhor.
Assista ao trailer de “Wicked”: