Na Rua da Lógica já foram dois episódios de fogo nos fios de telefonia que formam um emaranhado nos postes
Emaranhado de fios em postes se tornou problema para moradores do bairro Caiobá, em Campo Grande. Nos últimos dias, eles têm sido surpreendidos por chamas que começam nos fios nos postes, afetam a rede de telefonia e internet e mesmo após assistência das empresas, ficam espalhados nas ruas.
Os moradores acionaram empresas de telefonia e internet, que retomaram o serviço, mas deixaram os fios soltos nas ruas. Quem mora por lá está, por conta própria, sinalizando os fios para evitar acidentes, já que estão baixos e jogados nas calçadas e rua.
“O funcionário veio colocou os novos cabos e deixou os restantes pendurados. O que as empresas precisa entender que eles sejam responsáveis pelas suas fiações entre instalação e recolhimento desses fios”, afirma moradora da região.
De quem é a responsabilidade?
Diferente do que muitas pessoas pensam, a responsabilidade de retirar os fios inativos ou clandestinos dos postes de energia não é da Energisa, mas sim das empresas que fornecem os serviços de telefonia ou internet.
Atualmente, para que uma empresa ocupe as infraestruturas de um poste, é firmado um contrato de compartilhamento, e não de manutenção, literalmente um aluguel. Isso significa que qualquer dano, rompimento ou falha de um fio é de responsabilidade total das empresas. A Energisa se responsabiliza pelos cabos de fornecimento de energia elétrica e estrutura dos postes.
Conforme João Ricardo Costa Nascimento, coordenador de Construção e Manutenção da Energisa, a falta de manutenção por parte das empresas implica, principalmente, em riscos para a segurança da população. Nos casos de fios pendurados, “pode haver um abarrotamento da estrutura elétrica, causando todo o transtorno de interrupção do fornecimento de energia elétrica”.
“Vamos imaginar que um caminhão ou um veículo de grande porte se enrosca na estrutura de telefonia e internet porque os fios estão abaixo do padrão ou obsoletos no poste. Conforme ele passar, vai acabar rompendo um cabo de energia elétrica ou derrubando postes, interrompendo fornecimento da energia”, pontua.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra e muito mais! 📰