O rompimento da barragem no condomínio Nasa Park, entre o município de Jaraguari e Campo Grande, causou estragos em diversas casas do local. Imagens gravadas por câmeras de segurança mostram o momento em que a família foge ao perceber o rompimento da barragem.
É preciso olhar atentamente para o canto direito do vídeo para ver a vegetação sendo levada pela água escoada. Já as pessoas correndo é possível ver claramente.
Audiência
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) realizou, nesta sexta-feira (23), uma reunião com as pessoas afetadas pelo rompimento da barragem no último dia 20. As vítimas pediram justiça e ressarcimento das perdas causadas pelo incidente.
Durante a conversa, algumas famílias fizeram manifestações silenciosas com cartazes pedindo para que os responsáveis sejam punidos.
Uma das vítimas do rompimento da barragem, Gabriela Lopes, 34 anos, relata que perdeu a casa com o incidente. Ela lamenta não ter o que fazer para recuperar a moradia, mas tenta reconstruir aos poucos.
“A gente vai limpando uma coisinha ou outra para também ter uma distração, porque a gente ainda não sabe o que fazer, porque foi uma devastação o que aconteceu, então, é um pouquinho cada dia”.
Responsável pelo caso, o Promotor de Justiça de Bandeirantes, Gustavo Henrique Bertocco de Souza, explicou todos os passos adotados pelo MPMS desde o ocorrido.
Entre as ações estão: a visita ao local, o registro de imagens, a identificação das vítimas, a distribuição de alimentos e itens básicos às pessoas afetadas, além da abertura de inquérito para investigar o acontecimento.
Entre os moradores, o principal pedido é o ressarcimento das perdas, que variam de residências destruídas a criações de animais arrastadas pelas águas, além de lavouras devastadas.
As famílias também ressaltaram a necessidade de garantir a preservação ambiental na região, citando como exemplo o Córrego Estaca, que corta as pequenas propriedades no entorno do loteamento onde a barragem foi rompida.
A empresa responsável pelo Nasa Park, A & A Empreendimentos Imobiliários, participou da reunião com o MPMS e divulgou comunicado afirmando que peritos trabalham no local para solucionar os problemas causados pelo rompimento da barragem. A empresa também ressaltou que medidas eficazes serão tomadas.
!function(f,b,e,v,n,t,s){
if(f.fbq)return;
n=f.fbq=function(){n.callMethod?n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;
n.push=n;
n.loaded=!0;
n.version=”2.0″;
n.queue=();
t=b.createElement(e);
t.async=!0;
t.src=v;
s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)
}(window, document,”script”,”https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js”);
fbq(“init”, “5758398677609895”);
fbq(“track”, “PageView”);
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=”2.0″;
n.queue=();t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,”script”,
“https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js” );
fbq(“init”, “5758398677609895”);
fbq(“track”, “PageView”);