Uma jaguatirica foi flagrada com uma sucuri-amarela recém-predada às margens de uma estrada vicinal, na região de Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O registro, divulgado nesta terça-feira (8), se torna uma cena nada comum para quem não é da região pantaneira.
O vídeo compartilhado nas redes sociais do Projeto Jaguatiricas, que seria de 2022, foi feito pelo guia de turismo Edir Alves, na Fazenda San Francisco. No registro, é possível ver o animal ‘devorando’ uma sucuri-amarela (Eunectes notaeus) recém-predada, às margens de uma estrada vicinal.
Ao notar a presença de pessoas em volta, a jaguatirica, por alguns segundos, fica “paralisada”, mas em seguida volta a devorar a sua prenda.
Conforme o Projeto, não é raro encontrar essa espécie predada por jaguatiricas, especialmente os indivíduos menores. Contudo, as jaguatiricas são carnívoras de porte médio, que predam uma grande diversidade de presas de pequeno e médio porte.
Projeto Jaguatiricas
Desde 2002, o Projeto Jaguatiricas desenvolvido na Fazenda San Franciscono Pantanal de Miranda (MS), busca entender e monitorar a população de jaguatiricas na região.
A jaguatirica (Leopardus pardalis), um dos felinos mais emblemáticos do Brasil, é reconhecida por sua beleza e agilidade. Essa espécie desempenha um papel crucial no equilíbrio dos ecossistemas em que habita. No entanto, a jaguatirica enfrenta diversas ameaças, como a perda de habitat e a caça. Com a crescente urbanização e o desmatamento, a sobrevivência deste animal se torna cada vez mais desafiadora.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Céu Azul e Tópicos.