Um incêndio de grandes proporções devasta um terreno de aproximadamente 20 hectares entre a Rua Mariazinha Maravieski, Filomena Segundo Nascimento e Avenida Guiacurus, na Vila Julieta, em Campo Grande, na manhã desta segunda-feira (30). Animais fugiram do fogo e são socorridos por moradores. Há suspeita de incêndio criminoso.
O fogo atinge altas proporções, consumindo a vegetação seca. Segundo os moradores, o espaço é privado e lutam há anos uma fiscalização da prefeitura para notificar o proprietário.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros está atuando com soprados e combate por água. Já foram utilizados 20 mil litros d’água. Segundo os militares, um morador teria registrado o momento em que um homem coloca fogo às margens e dentro do terreno.
Há alguns focos ativos, entretanto, os Bombeiros informaram aos moradores que vão terminar de queimar a vegetação que restou e depois apagar sozinho, sem risco de alastrar para as casas.
Animais feridos
Dois preás foram socorridos com as patas queimadas fugindo do local, um deles chegou a invadir o comércio de uma empresário. A PMA (Polícia Militar Ambiental) foi acionada.
João Dias, de 67 anos, mora na região há 18 anos e relata que não conhecem o proprietário do terreno, apesar das constantes denúncias de descarte de lixo e falta de zelo no local.
“Está ficando insustentável. Na semana passada uma caminhonete descarregou um monte de entulho. Todo ano põe fogo, e o mesmo em entulho. Esses fumeiros que ficam no meio do mato fumando e tacam fogo”, disse.
Cicera Pereira relata que os incêndios no espaço são frequentes, consequentemente, intensificando a fumaça e fuligem. Nesta manhã, a fumaça cobria o bairro. Vizinhos utilizaram mangueiras para tentar apagar o fogo.
Uma moradora da Rua Filomena Segundo Nascimento, que preferiu não se identificar, contou que ano passado flagrou um homem colocando fogo nesse mesmo terreno. “Eu segurei ele até a polícia chegar”, afirma.