Um incêndio atingiu o assentamento Santa Mônica, localizado na região de Terenos, a aproximadamente 25 km de Campo Grande. As chamas devastaram uma grande parte da vegetação do local, onde vivem cerca de 700 famílias.
Conforme relatos enviados o fogo consome a serra desde a noite de quarta-feira (11), e os moradores suspeitam que o incêndio tenha sido provocado de forma criminosa.
“A situação está feia. Não estão conseguindo controlar o incêndio, há poucos caminhões-pipa, e os moradores estão ajudando com bombas costais para tentar conter as chamas. As pessoas não pensam antes de colocar fogo”, disse um morador.
O Corpo de Bombeiros está no assentamento Santa Mônica combatendo o incêndio, mas a situação ainda não foi controlada.
Confira o vídeo:
Queimada urbana é crime
O CBMMS alerta que o uso do fogo para queimadas urbanas é crime, conforme previsto na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, sujeitando os infratores a sanções penais e administrativas.
Segundo o Código de Polícia Administrativa do Município (Lei nº 2.909, Art. 18-A, §1º), “vedada a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos”.
As multas variam entre R$ 2.944,50 e R$ 11.778,00, dependendo da área afetada.
Como denunciar?
É possível realizar denúncia de incêndios urbanos por meio da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana). Conforme a pasta, basta formalizar através da central 156 ou 153 (segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h).
Também é possível utilizar o canal digital fala.campogrande.ms.gov.br ou o aplicativo Fala Campo Grande.
Para fogo em terrenos, acionar o Batalhão de Polícia Militar Ambiental: Telefone: (67) 3357-1501 ou 190. Local:
Avenida Mato Grosso, Jardim Veraneio, Campo Grande-MS. Para incêndios em geral há o Corpo de Bombeiros Militar, pelo número 193.