Completando um mês de céu tomado por fumaçaCampo Grande registrou mais um incêndio no fim da tarde desta quarta-feira (2), no Jardim Aeroporto. As chamas estão atingindo um terreno baldio no final da Rua Rio Galheiro.
Ainda não há informações sobre o que teria provocado as chamas no local. Ao Jornal Midiamaxuma moradora afirmou que incêndios na área são frequentes. “Direto, colocam fogo aqui; outra vez, teve que vir três viaturas dos bombeiros para apagar”, afirmou.
Segundo a leitora, uma viatura do Corpo de Bombeiros já está no local para realizando o combate.
Queimada urbana é crime
O CBMMS alerta que o uso do fogo para queimadas urbanas é crime, conforme previsto na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, sujeitando os infratores a sanções penais e administrativas.
Segundo o Código de Polícia Administrativa do Município (Lei nº 2.909, Art. 18-A, §1º), “é vedada a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos”.
As multas variam entre R$ 2.944,50 e R$ 11.778,00, dependendo da área afetada.
Como denunciar?
É possível realizar denúncias de incêndios urbanos por meio da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana). Para isso, basta formalizar através da central 156 ou 153 (segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h).
Também é possível utilizar o canal digital fala.campogrande.ms.gov.br ou o aplicativo Fala Campo Grande.
Há ainda a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista), localizada na Rua Sete de Setembro, 2421, Jardim dos Estados, Campo Grande – MS, telefone 3325-2567 (plantão 24 horas).
Em casos de flagrante, o contato pode ser feito com a Guarda Civil Metropolitana, através da central telefônica 153, disponível 24 horas por dia.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Céu Azul e Tópicos.