A equipe da Patrulha ambiental foi acionada pela GCCO para prestar apoio ao GCM Hernandes, lotado na UPA Coronel Antonino, que informou ter encontrado uma serpente de aproximadamente 1,20 m no local. Ao chegar, a equipe foi recebia pelos GCMs da VTR115 que chegaram no local para garantir a segurança da área onde o animal se encontrava até a chegada da equipe especializada.
Seguindo os protocolos operacionais, a captura foi realizada, sendo identificado que se tratava de uma serpente da espécie Caninana, uma cobra não peçonhenta. Durante a avaliação preliminar, constatou-se que ela não apresentava ferimentos, permitindo que sua soltura fosse realizada em uma mata de preservação ambiental da região, garantindo assim a preservação da fauna silvestre e a segurança da população.
A Patrulha Ambiental reforça a importância de não tentar capturar ou manipular animais silvestres sem o devido treinamento, recomendando que em situações semelhantes, a população acione os órgãos competentes para garantir um manejo seguro e adequado.
Veja o vídeo: