Dois filhotes de onça-pintada foram encontrados carbonizados na Fazenda Entre Rios, no Pantanal sul. As imagens dos felinos em uma árvore após incêndios no local ganharam as redes sociais, mas foram desmentidas.
O biólogo Gustavo Figuerôa, do Instituto SOS Pantanal, confirmou as mortes, mas esclareceu que a cena foi manipulada. Ele afirmou que as fotos originais mostram os filhotes no chão, lado a lado, e que a montagem foi feita para causar mais impacto.
“Pessoas da fazenda viram as fotos originais com os filhotes no chão. Quem tirou a foto montou a cena para parecer mais dramática. Isso desrespeita tanto os funcionários e moradores quanto os animais. O fato deles terem morrido já é grave o suficiente, não há necessidade de montar uma cena para viralizar”, afirmou o biólogo.
Além dos dois filhotes, há indícios de um terceiro que conseguiu escapar das chamas. Um funcionário da fazenda encontrou pegadas pequenas, sugerindo a presença de um terceiro filhote.
“Provavelmente eram três filhotes da mesma fêmea. Quando o fogo passou, a mãe tentou retirá-los do local, mas não conseguiu salvar todos. Esses dois que ficaram para trás foram infelizmente carbonizados.”
Incêndios no Pantanal em 2024
O Pantanal enfrenta em 2024 um dos anos mais críticos de sua história. Entre janeiro e junho de 2020, considerado o pior ano até então, foram queimados 213 mil hectares. No entanto, entre 1º de janeiro e 25 de junho de 2024, mais de 530 mil hectares já foram destruídos pelo fogo, mais que o dobro do período mais devastador registrado.
Dados recentes do LASA-UFRJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro) indicam que 1,245 milhão de hectares do bioma já foram consumidos pelas chamas.
Confira o vídeo onde Gustavo explica a situação:
VÍDEO: Filhotes de onça-pintada são encontrados carbonizados no Pantanal foto.twitter.com/EXlYFc8JAe
— osulmatogrossense (@PortalOSM) 5 de agosto de 2024
The post VÍDEO: Filhotes de onça-pintada são encontrados carbonizados no Pantanal appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.