Na madrugada desta terça-feira (16), Anderson Panziera, de 39 anos, morreu em confronto com policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar em Campo Grande. Conhecido no meio policial, Anderson tinha mais de 80 passagens e era responsável pelo furto de mais de 50 veículos.
Anderson e outros dois homens renderam um motorista de aplicativo em frente a uma conveniência no Bairro São Jorge da Lagoa, onde efetuaram um disparo, atingindo a vítima. Após o roubo, a Polícia Militar foi acionada e, durante patrulhamento, avistou o veículo roubado entrando bruscamente em uma residência na Rua República Argentina, no Jardim Batistão.
Ao tentar abordar os suspeitos, Anderson saiu do carro apontando uma arma para os policiais, que revidaram, atingindo-o. Mesmo ferido, ele tentou atirar novamente contra a equipe, sendo baleado mais uma vez. Anderson foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Regional de Campo Grande.
No local do confronto, a PM encontrou, além do veículo roubado, um Kadett desmontado, produto de furto anterior. Os veículos foram entregues à Defurv para investigação. Segundo o comandante do Batalhão de Choque, Rigoberto Rocha, Anderson estava se tornando mais violento e cometendo roubos, o que aumentava a gravidade de seus crimes.
Em agosto de 2010, Anderson foi preso pelo furto de 48 veículos e costumava avisar a polícia onde deixaria as carcaças dos carros. Registros do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) indicam que ele respondia a processos por pelo menos 50 furtos qualificados, além de outras ocorrências como receptação, crimes contra o patrimônio, adulteração de sinal de veículo automotor e uso indevido de drogas.
A coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (16) destacou a crescente violência nos crimes cometidos por Anderson, que se tornou uma figura notória no meio policial pela reincidência e pela gravidade de suas ações. A morte de Anderson encerra uma longa trajetória de crimes e levanta questões sobre a reincidência criminal e a eficácia das medidas de segurança pública na prevenção de crimes violentos.
Confira o vídeo:
VÍDEO: Com mais de 80 passagens e 50 carros furtados, ladrão morre em confronto com o Choque foto.twitter.com/HtkpVyASLy
— osulmatogrossense (@PortalOSM) 16 de julho de 2024
The post VÍDEO: Com mais de 80 passagens e 50 carros furtados, ladrão morre em confronto com o Choque appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.