Após Mato Grosso do Sul bater recordes de tempo seco nos últimos dias, com umidade na mínima de 7%, a chuva prevista para a semana já chegou na região no nordeste do estado, em Chapadão do Sul. No fim da tarde desta terça-feira (8), internautas publicaram vídeos de comemoração nas redes sociais.
Conforme noticiado pelo jornal local Jovem Sul News, a chuva ocorreu após trovoadas, acompanhada de granizo, que durou em torno de um minuto e em pequeno volume.
Segundo o Meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Su), Vinícius Sperling, após a chuva, a temperatura do município saiu de 37.8ºC e foi para 21.5º.
Vale destacar que não se trata de uma frente fria, mas sim de um refresco proporcionado pela chuva. “A nuvem de chuva ‘rouba’ energia do ar e por isso essa queda após a chuva”, explicou o meteorologista.
Veja vídeo divulgado por morador do município nas redes sociais. “Chuva muito boa hoje em
Chapadão do Sul MS”.
Vem mais chuva
Cerca de 34 cidades de Mato Grosso do Sul estão em alerta de chuvas intensas nesta terça-feira (8), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Estão no alerta: Amambai, Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru e Vicentina.
Contudo, a região leste e bolsão do Estado permanecem com baixa umidade relativa do ar, entre 12 e 20%. Na segunda-feira (7), todos os 79 municípios estavam com índice abaixo de 10%.
Aquidauana ocupa o primeiro lugar da lista do Inmet. O monitoramento também inclui Miranda (7%) em quarto lugar, Água Clara (7%) em sexta posição e Campo Grande (8%) em seguida.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a situação meteorológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco em Mato Grosso do Sul.
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Céu Azul e Tópicos.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!