Bando invadiu uma área particular da Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio em Jaraguari, a 43 quilômetros de Campo Grande, no último domingo (06). No local, em caminhonetes, eles arrebentaram uma cerca e deixaram lixo nas margens do Ribeirão Jatobá. Na área em questão não é permitida a entrada de turistas.
Na comunidade é possível aproveitar as belezas naturais do local e tomar banho de rio em áreas permitidas por R$ 10, lembra a coordenadora de Políticas para Promoção da Igualdade Racial de Jaraguari e coordenadora do grupo de Turismo de Base Comunitária de Furnas do Dionísio, Vera Lucia Rodrigues dos Santos.
“Estão invadindo uma área nossa, que é dentro de nosso quilombo, área particular de nossa comunidade que não é destinada para o turismo. Eles acessam lá na ponte, onde o córrego Ribeirão passa na comunidade, acessam, depredam, deixam lixo, faz fogo na beira do rio onde é proibido, fazem a maior bagunça . Estamos organizando para fazer a cerca de novo, quebraram a cerca, colocar as placas, estamos reforçando que ali é área particular e temos área de acesso aos turistas”, disse Vera.