Câmeras de monitoramento do projeto Onçafari capturaram o momento exato em que um incêndio se propagava pelo Pantanal, elevando a temperatura a 73 °C. O registro ocorreu por meio de armadilhas fotográficas instaladas para registrar animais da fauna local.
Devido à intensidade do fogo, as câmeras derreteram, mas a ONG conseguiu recuperar o cartão de memória. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, a bióloga e guia do OnçafariNatália Cará, explica que as chamas se propagaram em cerca de três minutos e atingiram as câmeras, uma delas parou de gravar imagens quando o fogo se aproximou, mas flagrou o momento em que a temperatura atingiu 73°C.
“Quando o fogo chegou, tivemos que correr para retirar as câmeras a tempo. Conseguimos recuperar a maioria, mas três estavam em uma área onde o fogo chegou de repente e elas derreteram. Conseguimos recuperar duas delas”, disse.
As imagens também mostram animais passando pelo local dias antes do fogo consumir a vegetação. Após o incêndio a ONG voltou a instalar armadilhas fotográficas no local.
O incêndio ocorreu em fevereiro deste ano, mas as imagens só foram divulgadas neste sábado (14).
Confira o vídeo registrado armadilhas fotográficas:
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.