Na Fazenda Santa Luzia, em Tacuru, pecuaristas recorreram a fogueiras e tendas para proteger o gado do frio intenso que já causou a morte de 72 animais na propriedade. A região sul de Mato Grosso do Sul, onde fica Tacuru, registrou ao todo a morte de 93 animais devido ao frio extremo. Tacuru, a 420 quilômetros de Campo Grande, enfrenta temperaturas de 7 ºC, a mínima deste sábado, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Animais surpreendidos pelo frio
Os animais afetados chegaram do estado do Pará após uma viagem de mais de 2,8 mil quilômetros. Acostumados ao calor do Pará, eles não resistiram às baixas temperaturas e à chuva que aumentaram sua debilidade. Desde sua chegada na quinta-feira, pelo menos 30 das 110 cabeças de gado da Fazenda Santa Luzia morreram. O médico veterinário da Iagro, Fabricio Motta, explica que a grande diferença de temperatura contribuiu para a alta mortalidade, levando os pecuaristas a usarem tendas e fogueiras na tentativa de salvar os bovinos restantes.
“Essa grande diferença de temperatura da origem até o destino acabou gerando essa alta mortalidade. A propriedade está tentando reverter o quadro de alguns bovinos que não morreram, armaram tenda e estão fazendo fogueiras”, afirmou Motta.
Mortes adicionais em outras fazendas
A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) está investigando mortes de animais em Tacuru, Iguatemi e Glória de Dourados. Na Fazenda Nova Esperança, também em Tacuru, vídeos mostram animais mortos, possivelmente devido ao frio extremo ou queda de raios. Em um dos vídeos divulgados, é possível ouvir o relato de produtores rurais sobre o gado morto após a onda intensa de frio. “Gado morrendo de frio, agoniando. Várias cabeças, têm vários deitados”, narra um pecuarista.
Segundo o presidente da Iagro, Daniel Ingold, 62 animais morreram por conta do frio em Tacuru e outros 31 em Iguatemi, totalizando 93 animais mortos na região. Parte dos animais que morreram na Fazenda Nova Esperança podem ter sido vítimas da queda de um raio, mas a chuva somada às baixas temperaturas também debilitaram alguns dos animais que acabaram morrendo. Em Glória de Dourados, de acordo com o Sindicato Rural do Município, não houve incidência de morte de gado reportada pelo frio.
Medidas emergenciais
Diante da situação, os pecuaristas têm adotado medidas emergenciais para tentar salvar o gado sobrevivente. A montagem de tendas e a utilização de fogueiras visam aquecer os animais e evitar mais mortes. As autoridades sanitárias locais continuam monitorando a situação e buscando alternativas para minimizar os impactos do frio sobre o rebanho.
Confira o vídeo:
Preocupante
Outro vídeo, divulgada nesta sexta-feira (12), mostra outros animais mortos na Fazenda Nova Esperança também no município de Tacuru. No vídeo abaixo, é possível ouvir o relato de produtores rurais sobre o gado morto após onda intensa de frio.
“Gado morrendo de frio,
agoniando. Várias cabeças, têm vários deitados”, narra o pecuarista.
e acordo com a presidente da Iagro, Daniel Ingold, 62 cabeças de gado morreram por conta do frio em Tacuru. Outros 31 animais também morreram em Iguatemi.
Parte dos animais que morreram na Fazenda Nova Esperança podem ter sido vítimas da queda de um raio na fazenda. Entretanto, a chuva somada às baixas temperaturas também debilitaram alguns dos animais que acabaram morrendo.
Em Glória de Dourados, de acordo com o Sindicato Rural do Município, não houve incidência de morte de gado reportada pelo frio.