Se viva, Lygia Fagundes Telles completaria 107 anos neste sábado (19). A escritora é considerada uma das mais importantes na literatura brasileira.
Transitando entre o realismo e o fantásticoa obra da escritora paulistana aborda temas como a condição femininaa repressão políticaalém dos Dilemas psicológicos de seus personagens.
Membro da Academia Brasileira de Letras e vencedora do Prêmio Camões, Lygia lançou mais de 10 obras ao longo de sua carreira. Entre eles “As Meninas”de 1973.
O romance é uma das obras obrigatórias da Fuvest 2026. Vencedor do Prêmio Jabuti em 1974, ele traz a história das amigas universitárias Lorena, Lia e Ana Clara.
O trio, que vive em um pensionato de freiras em São Paulo, inicia a vida adulta em 1973. O ano faz parte dos “Anos de Chumbo”, considerado um dos períodos mais violentos na ditadura militar.
Lygia Fagundes Telles morreu em 2022, aos 98 anos, em São Paulo. Segundo a Academia Paulista de Letras, a morte foi por causas naturais.
Fuvest 2026: confira a lista de livros obrigatórios
Este conteúdo foi originalmente publicado em Escritora da Fuvest 2026, Lygia Fagundes Telles faria aniversário hoje no site CNN Brasil.