O presidente da Câmara Municipal, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), disse que vereadores encaminharam pedido de relatório à Prefeitura Municipal para questionar sobre a situação financeira do Executivo.
Segundo o vereador, o relatório deverá ser entregue pelo Município ainda nesta semana e deverá esclarecer a situação econômica da prefeitura.
“Nós temos a Comissão de Finanças que esteve recentemente em audiência pública e eles me falaram que vão me trazer um relatório essa semana para explicar a situação que está. Então eu estou aguardando e recobrei isso do Betinho, da Luísa para ele me entregar esse relatório logo para eu me saber”, disse.
Ainda conforme o presidente, se a situação apontada no relatório não for favorável, a Casa do Povo poderá ajudar. “A situação não é boa, mas a gente, dentro da possibilidade que a Câmara puder ajudar. Nós fizemos o Refis para ajudar. A Câmara está ajudando, agora saber a questão de valores vou saber ainda essa semana”, afirmou.
LOA 2025 em R$ 6,8 bilhões
A Câmara Municipal recebeu em setembro a LOA (Lei Orçamentária Anual) para 2025 com orçamento estimado em R$ 6,8 bilhões.
A previsão da receita, conforme o projeto apresentado, foi efetuada considerando cenários econômicos, político e social. A LOA é o orçamento propriamente dito, que prevê as receitas e fixa as despesas do executivo para o ano seguinte, indicando quanto será aplicado em cada área e de onde virão os recursos.
Entre outros itens, a LOA prevê a arrecadação com tributos e outras fontes de recursos; define metas para a política fiscal – medidas que o governo toma para equilibrar suas despesas e receitas; define os valores para investimentos e financiamentos, por área; define despesas determinadas por sentenças judiciais, chamadas precatórios, etc.