Os vereadores de Corumbá pediram investigação sobre a causa dos incêndios no Pantanal. Com 2.141 focos de queimadas em 2024, o município a 420 quilômetros de Campo Grande é o com maior número de focos de incêndio do Brasil.
Os dados são de estudo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que apontam junho como o pior mês da história dos incêndios. Assim, os parlamentares corumbaenses cobraram a investigação das causas dos focos.
Em sessão ordinária, requerimento foi aprovado em regime de urgência para questionar o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal e o Comando da Marinha sobre a situação. Os vereadores pedem a ampliação da parceria entre as instituições para ações de combate às queimadas no Pantanal.
O vereador Elinho Junior é autor da matéria. “As queimadas estão atingindo níveis alarmantes e os prejuízos afetam tanto o meio ambiente como a população, causando danos irreversíveis ao nosso Pantanal”, justificou o requerimento. Para o parlamentar, a Marinha poderia auxiliar no combate assertivo dos incêndios.
Fogo no Pantanal
O fogo tem castigado o Pantanal há semanas e destruiu milhares de hectares do bioma. Na noite de quinta-feira (27), 40 dos 82 agentes da Força Nacional chegaram a Corumbá para reforçar o combate aos incêndios.
O monitoramento de focos ativos do Inpe mostra que o número de focos no Pantanal de Mato Grosso do Sul chegou a 2.552 entre 1º de junho e a última quinta-feira (27), número muito maior do que os 77 detectados em todo o mês no ano passado.