O vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), cobrou, nesta terça-feira (13), medidas urgentes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) diante do aumento de pessoas em situação de rua em Campo Grande, especialmente em canteiros centrais de avenidas.
Durante discurso, Carlão relatou ter visto moradores de rua acampados em canteiros, inclusive com barracas e aparelhos eletrônicos. “Canteiro de avenida não é lugar de pessoas viverem. Na saída para Três Lagoas, perto da Avenida Ministro João Arinos, vi dois moradores com barracas morando no canteiro da Avenida. Até com televisão. Essa situação é inadmissível!”, afirmou o parlamentar.
O vereador cobrou providências da secretária de Assistência Social, Camilla Nascimento, para que seja montada uma força-tarefa com objetivo de retirar essas pessoas dos espaços públicos de forma humanizada, com acolhimento e encaminhamento adequado.
“A prefeita Adriane Lopes e a secretária Camilla da SAS precisam resolver esse problema. Fazer uma política de atendimento aos moradores de rua, para que com toda dignidade eles sejam removidos de lugares irregulares. Sejam acolhidos e encaminhados”, defendeu.
Carlão também associou o crescimento da população em situação de rua ao agravamento de fatores como dependência de drogas, doenças mentais, problemas familiares, financeiros e de saúde. Para ele, esse cenário colabora com o aumento da marginalidade e da vulnerabilidade social.
“A área da Assistência Social da nossa cidade precisa de uma atenção especial. Acredito na boa vontade da secretária Camilla, mas esse problema precisa ser resolvido”, concluiu o vereador.