A estação mais quente e chuvosa começou oficialmente hoje (21) e com condições climáticas variadas em todo o Brasil. No estado de São Paulo, por exemplo, uma frente fria avança pelo mar e mantém o tempo instável. O céu fica nublado com algumas aberturas de sol e há previsão de chuva a qualquer hora em diferentes períodos do dia no Vale do Ribeira, toda faixa costeira, Vale do Paraíba e região metropolitana da capital. A chuva varia em intensidade e, especialmente durante a tarde, há potencial para chuva forte com raios e rajadas de vento de 40 a 60 km/h. A situação segue vulnerável para o risco de alagamentos e danos na rede elétrica.
Há risco, também, de tempestades com chuva volumosa no sul de Minas Gerais e no oeste do Rio de Janeiro. Nas demais áreas, como a faixa central de Minas e o sul do Espírito Santo, o alerta é para temporais. Já na parte norte de Minas Gerais e no centro-norte do Espírito Santo, as chuvas serão de moderada a forte intensidade ao longo do dia. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h são previstas em grande parte do litoral do Espírito Santo, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Confira os detalhes do tempo em todas as regiões do país.
No
O tempo segue instável, com chuvas esporádicas e isoladas de fraca intensidade. Os maiores acumulados são esperados no norte do Paraná, onde há possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de raios e trovoadas. Nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, o dia será de sol entre nuvens, com chuvas passageiras. Já na faixa norte do Paraná, um alerta para temporais está em vigor. No oeste, Campanha e sul do Rio Grande do Sula chuva pode alcançar intensidade moderada a forte, enquanto ventos entre 40 e 50 km/h são esperados na faixa central de Santa Catarina e no sul do Rio Grande do Sul.
Sudeste
As instabilidades predominam em quase toda a região. Há risco de tempestades com chuva volumosa no sul de Minas Gerais e no oeste do Rio de Janeiro. Nas demais áreas, como o estado de São Paulo, a faixa central de Minas e o sul do Espírito Santo, o alerta é para temporais. Já na parte norte de Minas Gerais e no centro-norte do Espírito Santo, as chuvas serão de moderada a forte intensidade ao longo do dia. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h são previstas em grande parte do litoral do Espírito Santo, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Centro-Oeste
O início do verão traz chuvas intensas e temporais pontuais na maior parte dos estados. Durante o dia, o sol aparecerá entre nuvens, intercalado com pancadas de chuva, especialmente à tarde. Há alerta para temporais na faixa leste do Mato Grosso do Sul, no leste de Mato Grosso e no sul de Goiás. Nas demais áreas, as chuvas variam de moderada a forte intensidade, com ventos entre 40 e 50 km/h no Distrito Federal e no sul de Mato Grosso do Sul.
Nordeste
As chuvas se concentram no Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia, onde pancadas localizadas podem ser de forte intensidade, acompanhadas de trovoadas. No entanto, no sertão nordestino, o tempo permanece estável, com céu limpo e temperaturas elevadas. Nas capitais São Luís, Natal e Salvador, o sábado será de sol entre muitas nuvens, com chuvas passageiras.
Norte
A chuva permanece forte em áreas como Rondônia, Amazonas e interior do Acre, acompanhada de raios e trovoadas. No Tocantins, chuvas são esperadas ao longo do dia, intercaladas com momentos de sol. Nas demais áreas da região, predomínio de sol, com temperaturas elevadas e sensação de abafamento.