O tempo mudou drasticamente na Capital e no interior de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (20). Em diversas regiões do estado, a tarde começou com uma combinação de névoa de fumaça, pancadas de chuva e tempestades, acompanhadas de ventos fortes e granizo.
Em Nova Andradina, por volta das 16h, uma ventania intensa tomou conta da cidade, causando estragos.
Árvores foram derrubadas e a estrutura metálica de um prédio em obras foi arrancada pela força do vento, sendo lançada sobre algumas residências. Logo após, a chuva com granizo agravou a situação.
Meteorologistas da Climatempo, que analisaram vídeos do ocorrido, estimam que as rajadas de vento tenham alcançado velocidades entre 70 e 90 km/h.
Já a estação meteorológica da Semagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), localizada fora do centro da cidade, registrou ventos de 58 km/h. Não há informações de feridos.
Segundo a concessionária Energisa, quatro bairros de Nova Andradina ficaram parcialmente sem energia.
Equipes foram mobilizadas e estão no local para restabelecer o fornecimento. Entre 15h e 17h, a cidade registrou 2.252 descargas atmosféricas.
O prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, afirmou que os estragos foram pontuais, com a queda de placas em diversas áreas.
Ele destacou que, apesar da força da ventania e da poeira, a tempestade não causou danos graves à cidade ou à população.
“Eu dei uma volta pela cidade agora, está chovendo bem. Nada exagerado. O que caiu foram placas. A ventania foi forte, mas não teve nada que tenha destruído a cidade. Ventou muito, muita poeira, e agora a chuva chegou para amenizar,” relatou o prefeito.