Na tarde do dia 23 de setembro de 2024, por volta das 14h45, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma operação de fiscalização de trânsito no quilômetro 734 da BR-163, no município de Coxim, quando um ônibus de transporte intermunicipal foi abordado. O veículo, que realizava a linha Londrina-PR a Cuiabá-MT, foi alvo de inspeção detalhada, inclusive dos passageiros.
Durante a abordagem, um passageiro de 29 anos, natural da Venezuela, que estava na poltrona 11, demonstrou comportamento suspeito. Visivelmente nervoso, ele forneceu informações desconexas sobre sua viagem, o que levantou suspeitas da equipe policial.
Ao ser questionado sobre uma mochila preta localizada acima de seu assento, o homem negou ser o proprietário, mas não conseguiu explicar a presença de pertences pessoais na mochila, como fontes de carregamento de celular e roupas de mesmo tamanho e estilo das que usava no momento. Durante a inspeção da mochila, a equipe encontrou cerca de 0,3kg de uma substância com características de maconha. Além disso, embaixo do assento do passageiro, foi localizado um pequeno pote verde contendo mais substância semelhante e um cigarro parcialmente consumido da mesma droga.
Na sequência, uma segunda bagagem pertencente ao homem, localizada no compartimento inferior do ônibus, foi revistada e também continha roupas semelhantes às encontradas na mochila.
Apesar de negar com sarcasmo a posse dos itens, as evidências levaram os policiais a suspeitarem do envolvimento do passageiro com o tráfico de drogas. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Coxim, sem apresentar lesões corporais aparentes, e teve seus direitos constitucionais preservados.
No momento da entrega do suspeito, a equipe PRF também apresentou a substância apreendida, um telefone celular, uma carteira e os pertences pessoais do indivíduo. O caso segue sob investigação.
Fonte: Da redação