O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de tempestade nesta quarta-feira (2), que pode amenizar o calor extremo dos últimos dias.
O aviso é válido das 10h30 desta quarta às 10h de quinta-feira (3), com chance de chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, acompanhada de ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.
A condição favorece o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Há possibilidade de chuva em:
Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.
Agradável, não quente
O amanhecer em Campo Grande nesta quarta-feira (2) estava em tons alaranjados, com a cor do sol vermelha. Ventos do noroeste intensificam a quantidade de fumaça em Mato Grosso do Sul.
Nas imagens de satélite do Zoom Earth, é possível notar o corredor de fumaça da Amazônia, além de biomas da Bolívia, Paraguai e o próprio Pantanal sul-mato-grossense.
Segundo o meteorologista Vinicius Sperling, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há previsão de chuva entre esta quarta e quinta-feira (3).
Os modelos de análise indicam chuva intensa na região sul do Brasil. Contudo, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informa chance de chuva já no período da tarde de hoje.