Um avião de pequeno porte caiu na região entre os municípios de Paraibuna e Santa Branca, em São Paulo, a cerca de 100 km da capital paulista.
Local dá estadia
A aeronave, pertencente à baiana Abaeté Aviação, partiu de Florianópolis (SC) e seguia para Belo Horizonte, com destino final em Salvador (BA). O acidente aconteceu na noite de quarta-feira (23).
Os cinco ocupantes, incluindo o piloto e o copiloto, não sobreviveram. Além deles, estavam um enfermeiro, uma médica e um mecânico, todos da empresa proprietária do avião. A identidade das vítimas ainda não foi divulgada.
A queda ocorreu por volta das 18h39, chovia forte na região naquele horário. O avião colidiu com um morro e caiu em mata fechada, dificultando as operações do Corpo de Bombeiros. A Força Aérea Brasileira e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico estão investigando as causas do acidente.
Testemunhas
Moradores da região relataram ouvir um barulho forte no momento da queda, com uma moradora descrevendo que sua casa tremeu.
O modelo do avião é um Embraer 121 Xingu, que possui oito assentos, sendo seis para passageiros. A aeronave estava com a documentação regular, e sua Certidão de Verificação de Aeronavegabilidade era válida até 25 de junho de 2025.
Nota da empresa
A Abaeté Aviação confirma a queda do avião modelo Xingu E121, prefixo PTMBU, às 18h39 do dia 23, na divisa entre as cidades de Paraibuna e Santa Branca (SP).
Na aeronave, estavam cinco pessoas, todos colaboradores da empresa: comandante, piloto, médica, enfermeiro e mecânico. Trata-se de um voo de traslado que retornava de Florianópolis (SC) em direção a Belo Horizonte (MG), decolando às 16h51.
Segundo informações das autoridades locais, a aeronave foi encontrada, sem sobreviventes. A empresa está acolhendo as famílias e oferecendo todo o suporte necessário nesse momento de dor.
A causa do acidente ainda é desconhecida. A empresa está trabalhando junto às autoridades de investigação de acidentes e oferecendo toda a assistência possível neste momento difícil.