Vítimas de crimes ou pessoas que precisam registrar um boletim de ocorrências poderão fazer isso de forma mais prática a partir de agora, porque a Polícia Civil lançou essa semana a plataforma da Delegacia Digital, uma ferramenta que vai auxiliar e agilizar o registro de ocorrências de casa, pelo computador ou pelo celular.
A nova plataforma substitui a delegacia virtual e tem mais recursos. A iniciativa, criada para ampliar o alcance à população tornando serviços, promete ajudar nas estratégias de combate à violência.
A solenidade de lançamento da Delegacia Digital foi no Palácio Paiaguás na última segunda-feira (9). A ferramenta pode ser acessada pelo site delegaciadigital.pjc.mt.gov.br.
O acesso ao portal deve ser feito com logins pelo gov.br ou mt.gov, o que evita fraudes no processo de registro das ocorrências e garante mais segurança aos usuários e também para a Polícia Civil.
Serviços da Delegacia Digital
Na aba “Boletins de Ocorrência”, é possível registrar e consultar boletins em análise, que geralmente levam entre uma e duas horas para validação. Após isso, o boletim é enviado para o e-mail do usuário, sendo também fornecido o número de protocolo do atendimento.
O prazo médio é necessário para que o policial civil possa validar as informações e fazer a filtragem de acordo com a natureza da ocorrência e ainda, verificar se são necessárias outras informações.
A Delegacia Digital também permite comunicar imediatamente o furto ou roubo de celulares, além de consultar informações sobre veículos. Um novo recurso possibilita o registro direto de boletins de acidentes de trânsito, com a opção de enviar fotos para complementar a ocorrência.
Na ferramenta é possível relatar casos de pessoas desaparecidas, solicitar ou acompanhar medidas protetivas de forma on-line e ter acesso a orientações a respeito de golpes.