A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o período de 17 a 24 de março indica um cenário de chuvas volumosas em parte das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oesteenquanto o Sul e o centro-leste do país terão predomínio de tempo seco e temperaturas elevadas.
O modelo numérico Cosmo do Inmet aponta acumulados acima de 80 mm para áreas do Norte e Nordesteprincipalmente devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Já no Sul, centro-leste da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e partes do Mato Grosso do Sul e São Pauloas chuvas devem ser escassas, com volumes abaixo de 20 mm.
Norte: chuvas intensas e umidade elevada
No Norte, os maiores volumes de chuva devem ocorrer entre o centro-leste do Pará e o oeste do Amazonascom acumulados superiores a 60 mm. Esse cenário é resultado da entrada de ventos alísiosque transportam grande quantidade de umidade do Oceano Atlântico.
Por outro lado, áreas de Roraima, nordeste do Amazonas, noroeste do Pará, Amapá e sudoeste do Tocantins terão volumes menores, abaixo de 40 mm.
Nordeste: risco de ventos fortes e chuva expressiva
UM Zcit favorecerá chuvas acima de 80 mm no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Nortecom rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h.
Já no leste da regiãoabrangendo Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahiaa previsão é de volumes abaixo de 20 mmpodendo haver locais sem registro de chuva.
Centro-Oeste: pancadas de chuva e calor persistente
A combinação de calor e umidade manterá instabilidades no norte e sul de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federalcom acumulados que podem ultrapassar 80 mm a partir de quarta-feira (19).
Em Mato Grosso do Sulo padrão será de chuvas irregularescom volumes menores no centro-sul do estado e maiores no norte.
Sudeste: precipitações no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais
A partir de quarta, as chuvas se intensificam na divisa entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santoalém do nordeste de São Pauloonde os acumulados devem superar 60 mm.
Não norte mineiroo tempo segue firme, enquanto o centro-sul paulista pode registrar volumes inferiores a 10 mm.
Sul: tempo seco predomina, com pancadas isoladas no litoral
A semana será de tempo firme na maior parte da regiãosob influência de uma Massa de Ar Seco.
No início da semana, a nebulosidade aumenta no leste de Santa Catarinacom pancadas isoladas.
No entanto, até o fim da semana, a previsão indica tempo aberto e estável em toda a região.

Calor intenso persiste no interior do Brasil
As temperaturas máximas seguem elevadas no início da semana, especialmente no interior do Nordeste, norte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e Rio Grande do Sulonde os termômetros podem ultrapassar os 34 ° C..
Na quarta, essas condições se intensificam no oeste da Bahia e noroeste de Minas Geraiscom mínimas superiores a 26 ° C. n / D região Norte, oeste e norte do Nordeste, Centro-Oeste e oeste do Sudeste.
Já na sexta-feira (21), mínimas entre 24 ° C E 26 ° C devem ser registradas no Norte e Nordeste, enquanto no Centro-Oeste e oeste do Sudeste os valores ficarão acima dos 22 ° C.. O Sul terá mínimas abaixo de 18 °Cexceto no oeste do Paraná e Santa Catarinaonde ficarão acima de 20 ° C.. Em áreas serranas dos três estados do Sul, as temperaturas podem cair para 14 °C ou menos.
Confira a previsão do tempo para os próximos dias com a análise do meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller: