No último domingo (07/07), durante uma fiscalização ambiental terrestre, a Polícia Militar Ambiental de Jardim, no âmbito de atuação do 2º GPMA (Grupamento de Polícia Militar Ambiental), realizou um bloqueio policial na Rodovia MS 382, km 15, sentido Guia Lopes da Laguna a Bonito. Durante a operação, os policiais se depararam com um transporte irregular de 157 litros e 110 kg de agrotóxicos vencidos.
Os produtos perigosos foram prontamente apreendidos, assim como o veículo utilizado no transporte. O responsável foi autuado e encaminhado juntamente com os produtos apreendidos para a autoridade competente. Conforme previsto no Art. 55 da Lei Federal nº 14.785/2023, foi arbitrada uma multa no valor total de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).
A ação faz parte dos esforços contínuos da Polícia Militar Ambiental para coibir crimes ambientais e proteger o meio ambiente. O transporte e uso de agrotóxicos vencidos representam um sério risco à saúde pública e ao meio ambiente, sendo, portanto, uma prioridade para as autoridades ambientais a fiscalização rigorosa e punição dos responsáveis.
A Polícia Militar Ambiental reforça seu compromisso com a proteção ambiental e pede a colaboração da população para denunciar qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade do meio ambiente.
Fonte: Msnews