Deputado Vander Loubet (PT) saiu em defesa do colega, Glauber Braga (PSOL), cujo mandato está por um fio, por agredir um ativista político dentro da Câmara. O petista de MS lamentou que o processo contra ele está sendo rigoroso demais.
A manifestação do parlamentar de MS foi feita na rede social X. Loubet observou que está no sexto mandato e nunca viu algo semelhante, se referindo a possível punição do esquerdista.
”Se houve quebra de decoro, que responda com uma punição severa, mas não a perda do mandato. O deputado não foi condenado por nenhum crime que justifique a cassação”, refletiu Vander.
Em outro trecho da postagem, o parlamentar por MS avalia que a Câmara não pode usar o instrumento da cassação como forma de silenciar vozes dissonantes.
”Discordar, mesmo com toda a dureza, não pode ser confundido com crime”, comentou Vander sobre o processo.
O caso
Glauber, que já deu entrevista presencial ao TopMídiaNews e prometeu ”exterminar o bolsonarismo”, foi cassado por 13 votos a 8, no Conselho de Ética da Câmara. Ele é acusado de chutar, socar e expulsar um militante do MBL que o questionava sobre questões ideológicas.
Na ocasião, assessores de Braga tentaram conter a fúria do deputado, mas ele seguiu agredindo o ativista até depois de sair das dependências do Congresso. A decisão final sobre a cassação de Glauber será do plenário da Casa. Ainda não há dia para votação.