Estudantes de todo o Brasil que frequentaram os três anos do Ensino Médio em escola pública podem concorrer às vagas reservadas (cotas) no Vestibular 2025 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
A instituição oferta 979 vagas em cursos presenciais e 480 vagas em cursos a distância (saiba mais clicando aqui). Metade dessas vagas são reservadas para estudantes que completaram todo o Ensino Médio em escola pública.
Entre essas vagas reservadas, 50% são destinadas para quem tem renda igual ou menor que um salário mínimo e meio por pessoa da família.
Ainda, parte das vagas reservadas é destinada a indígenas, negros, quilombolas e pessoas com deficiência, de forma proporcional aos dados do último censo sobre a população de Mato Grosso do Sul, feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Assim, entre as vagas reservadas, há cotas de 51,95% para indígenas e negros (pretos/pardos); 0,09% para quilombolas, e 21,48% para pessoas com deficiência.
As cotas das universidades federais são determinadas pela Lei nº 12.711/2012que foi atualizada pela Lei 14.723/2023. Na atualização recente, foram incluídas cotas para quilombolas e a cota de baixa renda passou a ser de um salário mínimo por pessoa da família.
Além das vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012, a UFGD criou, através da Resolução do Conselho Universitário nº. 171de 03 de setembro de 2018, a reserva de uma vaga por curso para ser ocupada por candidatos indígenas, vindos de escola pública ou privada.