Candidatos de todo Mato Grosso do Sul participam do segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (10). Porta de entrada para o Ensino Superior, o exame está entre os mais importantes do país. Mas antes de fazer a prova, verifique os itens necessários para não esquecer de nada.
Em todo o Brasil, mais de 4,3 milhões de candidatos participaram do primeiro dia de provas, em 3 de novembro. Conforme o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em Mato Grosso do Sul, 51,1 mil candidatos participaram das provas.
No dia da prova, verifique seus documentos, pois para entrar na sala os candidatos precisam apresentar o documento de identificação original com foto. Não são aceitas cópias (mesmo que autenticadas) ou versões digitais do documento. Em caso de roubo de RG, basta levar o Boletim de Ocorrência no dia da prova.
Caneta preta: o único modelo aceito é a de tinta preta e fabricada em material transparente. Apesar de não ser obrigatório nos dias de prova, levar o Cartão de Inscrição impresso facilita a localização da sala de aula.
Lanche
Devido à duração da prova, também é recomendável levar um lanche para se alimentar quando a fome bater, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) autoriza que os candidatos levem alimentos, mas não qualquer tipo de comida.
- Chocolate;
- Suco;
- Cereal;
- Hambúrguer;
- Sanduíche;
- Refrigerante, mas o material da garrafa deve ser transparente e a mesma não deve possuir rótulo;
- Salgadinho, desde que esteja separado em uma sacola transparente.
Além disso, recomenda-se que o candidato leve água para se hidratar durante as 5 horas de provas. No entanto, a garrafa não deve possuir rótulo e deve ser transparente.
- Boné;
- Canetas que não seja de material transparente;
- Caneta colorida ou azul;
- Calculadora;
- Chaves;
- Computador;
- Fone de ouvido ou similares.
- Unidade flash;
- Gravadores;
- Estilete;
- Lápis, lapiseira ou similares;
- Livros e anotações;
- Óculos de sol;
- Relógio;
- Comprimido.
Apesar do Edital do Enem não trazer nenhuma restrição quanto à vestimenta, a recomendação é utilizar roupas leves e confortáveis e não investir em acessórios muito grandes como brincos e faixas e itens que podem barrar o candidato, como relógios e bonés.
Pode levar celular no Enem?
Conforme o edital, é proibida a utilização de celular dentro do prédio de provas. Caso leve o aparelho, será necessário desligá-lo e solicitar uma embalagem para o fiscal de sala. O aparelho será guardado no recipiente lacrado e precisa ficar embaixo da cadeira. Moedas, chaves e alarmes de carro também devem ser armazenados no saquinho.
Vale destacar que qualquer som emitido durante a prova gera desclassificação do participante.
Chegue cedo
A principal dica para evitar virar meme na internet pelos virais ‘atrasados do Enem’ é chegar cedo. Os portões abrem às 11h e fecham às 12h (horários de Mato Grosso do Sul).
Pontualmente, o início da prova será às 12h30 e término às 17h30. Há adicional de 1h para o término da prova aos últimos participantes e mais 1h para os participantes da videoprova em Libras.
Às 12h, começam os procedimentos de identificação realizados na sala de provas. A ida ao banheiro após esse horário requer nova identificação do participante para retorno à sala de provas.
Entretanto, os candidatos só podem deixar o local de prova a partir das 14h30 (horário de MS).
Confira os horários do Enem em Mato Grosso do Sul:
- Abertura dos portões: 11h
- Fechamento dos portões: 12h
- Início das provas: 12h30
- Término das provas no segundo dia de Enem: 17h30
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.