Pista está fechada desde maio de 2021 e se a agência levar o tempo máximo, homologação da reforma vai acontecer somente no final de outubro
Fechado há mais de três anos, desde maio de 2021, a pista de pouso do aeroporto de Dourados entrou em contagem regressiva para ser reativada. A Agência Nacional de Aviação (Anac) recebeu na última quarta-feira (10) a documentação relativa à reforma e agora tem, no máximo, cem dias para análise do material.
A entrega desta papelada aconteceu um dia depois de o prefeito de Dourados, Alan Guedes, formalizar acordo para que o aeroporto passe a ser operado pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Até então, o local era administrado pela prefeitura.
Ao ser indagada sobre uma provável data para homologação da reforma, a assessoria da Anac se limitou a informar que “o prazo para análise destes documentos é de 100 dias, conforme previsto no Anexo III da Portaria 3352/SIA, e será avaliado o cumprimento dos requisitos referentes aos níveis de segurança operacional da nova pista, seguindo as previsões da regulamentação vigente”.
A reforma em ampliação da pista de pouso foi feita pelo Exército e a previsão inicial era de que os trabalhos fossem concluídos em setembro de 2022. Dois anos depois, porém, ainda não existe uma data para isso. E, caso a Anac realmente demore os cem dias para analisar a documentação, a homologação, se ocorrer, sairá somente no final de outubro
Além do atraso nos trabalhos, no começo do ano passado percebeu-se que havia ondulações na pista e durante período de fortes chuvas, em fevereiro, parte dela apresentou uma série de infiltrações e alagamentos.
Por conta disso, boa parte do trabalho teve de ser refeito. Porém, segundo o Exército, as falhas foram corrigidas e até mesmo a sinalização já foi concluída. Na parte antiga da pista foi colocada uma nova camada de recapeamento e na parte nova, mais dois revestimentos para acabar com as ondulações.
E, além desse recapeamento, o serviço de drenagem no entorno da pista também teve de ser refeito, já que o aeroporto está localizado em uma planície de difícil escoamento da água.
Inicialmente orçada em R$ 40 milhões, a obra ficou 150% mais cara e acabou consumindo pouco mais de R$ 100 milhões. A pista foi alargada e ampliada para 1.775 metros de comprimento, tamanho suficiente para receber aeronaves de grande porte.
TERMINAL DE EMBARQUE
Depois da conclusão desta fase, ainda falta a reforma do terminal de embarque, que receberá investimento da ordem de R$ 40 milhões. O recurso foi anunciado em agosto do ano passado, como integrante do Novo PAC.
Até agora, porém, nem mesmo a licitação para contratação da empresa que fará a obra foi concluída. Mas, a retomada dos voos será feita sem estas melhorias.
Conforme o projeto original, o novo terminal terá 3,3 mil metros quadrados de área construída e será no formato horizontal. O novo receptivo será erguido em outra área, ao lado do prédio ainda existente, que continuará operando normalmente quando a pista for liberada.
Entre as edificações, o novo terminal de passageiros terá 2.655 metros quadrados. A previsão é de que obra fique pronta em aproximadamente dois anos.
window.fbAsyncInit = function() {
FB.init({
appId : ‘817366702975485’,
cookie : true,
xfbml : true,
version : ‘v19.0’
});
FB.AppEvents.logPageView();
};
(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)(0);
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));