A vaca Ibiza FIV Surreal entrou para a história da pecuária brasileira ao atingir o valor de R$ 15,2 milhões durante o Leilão Surreal, realizado no início de maio. Com isso, tornou-se a matriz mais valorizada da variedade nelore pelagens, superando o recorde anterior — que já era dela mesma.
Filha do criatório Nelore Ibiza, de Ronivaldo Alves da Silva, a vaca nascida em novembro de 2020 passou a ter sua genética compartilhada por sete grupos: Nelore OT, Nelore Pintado GAP, Grupo Everest, Nelore das Américas, além dos novos cotistas Syagri Agropecuária e Haras LA.
O valor alcançado reflete o avanço e a valorização da genética de elite do nelore, que lidera a produção de carne bovina no Brasil. A capacidade de transmissão de características superiores às progênies é o principal diferencial de Ibiza.
“Cada cria dela é um marco genético. Não é só o que ela representa, é o que ela entrega”, afirma Ronivaldo, destacando o temperamento dócil e o desempenho produtivo do animal. “Desde jovem, ela mostrou um potencial fora da curva, com bezerros excepcionais.”
O crescimento do Nelore Pelagens, variedade com pelagem diferenciada e forte apelo comercial, vem sendo acompanhado de perto pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB)que criou recentemente um ranking nacional específico para esse segmento.
“A valorização de Ibiza simboliza o reconhecimento da cadeia produtiva pelo trabalho de seleção genética de qualidade. Isso fortalece não só a variedade pelagens, mas todo o setor de melhoramento e produção de carne no país”, afirma Victor Miranda, presidente da ACNB.
*Com informações da Acrissul