A Vaca Atolada é um prato típico da comida caipira, mais especificamente do estado de Mato Grosso do Sul. Tem como principais ingredientes a costela bovina e mandioca. Assim como o arroz carreteiro, a origem deste prato tem início nas comitivas, onde os peões levavam carne mergulhada na gordura, o que garantia alimento por um bom tempo, sem deteriorar.
Ao longo das trilhas colhiam mandioca, assim podendo misturá-las e cozinhar junto com as carnes, uma comida forte e boa para enfrentas os dias mais frios do Pantanal e região.
Era comum nessas jornadas enfrentar temporadas de chuva e o gado encalhar. Quando isso acontecia, era o momento de fazer uma pausa e comer uma boa refeição, daí o nome.
A receita passou a ser comum no Brasil todo, como no Piauí, onde é preparada com outros cortes mas cozida junto com a mandioca assim como na receita sul-mato-grossense.
No entanto, a receita de Vaca Atolada é tradicionalmente feita com costelas de boi, carne que não servia para fazer o charque ou carne seca. Mas provavelmente é que seja uma comida preparada após o abate do gado, cozinhando as costelas e sua gordura com pedaços de mandioca e cebolas.
CONFIRA A RECEITA
Ingredientes:
1 kg de mandioca descascada e picada
4 tomates
3 colheres (sopa) de cebola desidratada
Cheiro-verde desidratado a vontade
3 comprimidos de caldo natural
1 kg e 1/2 de costela de boi cozida
Pimenta a gosto
1 colher de sopa de colorau
Tempero a gosto
Modo de preparo:
– Refogue a mandioca e deixe cozinhar.
– Quando já estiver macia, acrescente o tomate picado, a cebola, o caldo natural e deixe cozinhar mais um pouco.
– Acrescente a costela de boi, deixe apurar mais um pouco.
– Cozinhe por aproximadamente 40 minutos.
– Salpique o cheiro-verde e a pimenta de sua preferência.
The post Vaca Atolada: Receita típica do Mato Grosso do Sul e ótima para dias de chuva e frio appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.