Ave noturna e camuflada invade ambiente urbano e chama a atenção de funcionários
Uma visita inusitada movimentou a rotina de um escritório no Bairro Vilas Boas, na tarde de quinta-feira (26). Um urutau, ave conhecida por sua camuflagem e hábitos noturnos, decidiu fazer uma aparição nada convencional em um ambiente urbano.
Wilson Santana, proprietário do escritório, relata a surpresa ao encontrar a ave: “Foi a primeira vez, levamos até um susto, né? Porque é um animal meio diferente dos outros e bem invocado. E aí eu já lembrei de ter visto isso daí até em redes sociais, que tem muito misticismo sobre ele na internet”.
Aline Duarte, gestora do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), explica que, embora a presença de um urutau em um escritório possa parecer estranha, não é motivo para preocupação. “O urutau costuma se esconder de predadores durante o dia, ficando imóvel em troncos de árvores, e à noite se torna ativo. Por isso, são difíceis de serem avistadas”, afirma a especialista.
Aline alerta que, caso alguém se depare com um urutau, não há necessidade de se alarmar. Se o animal parecer ferido ou em perigo, a orientação é entrar em contato com a Polícia Militar Ambiental através do (67) 99894-5013 para resgate. Caso contrário, o mais provável é que o urutau retorne ao seu habitat natural durante a noite.
A presença de um urutau em um ambiente urbano é um lembrete da importância de preservar a fauna silvestre, mesmo em áreas urbanizadas. A cada vez que um animal como este se aventura em um ambiente diferente do seu, é um sinal de que a natureza está presente em todos os lugares e que devemos conviver com ela de forma harmoniosa.