UM Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao cantor Gilberto Gil.
A decisão, segundo a instituição, levou em consideração o currículo e importância histórica do artista, reconhecido dentro e fora do Brasil.
O conselho da universidade também destacou a postura do artista na defesa da democracia. “Em vez de calar-se (durante a ditadura militar), o músico continuou suas atividades nos anos seguintes, denunciando, no exterior, aquilo que se passava no Brasil”, aponta o parecer.
A proposta foi elaborada pelo Departamento de Antropologia e encaminhada ao Consun pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A entrega do título ainda não tem data para ocorrer.
Com a mais recente homenagem, o cantor baiano chega a 13º títulos de Doutor Honoris Causa. O primeiro está atrelado à Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2005. No ano seguinte, Gil foi agraciado pela Fundação Luiz Ademir de Cultura, e na Universidade de Aveiro, em Portugal.
No mesmo ano, o artista recebeu o título da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos. Já em 2007, foi a vez da Universidade de Ohio. Em 2008, na Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologia de Lisboa, em Portugal.
Em 2021, foi homenageado pela Berklee College of Music, também nos Estados Unidos. Em 2023, na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.
O mais recente título foi em 2024, pela Universidade Regional do Cariri (URCA), no Ceará.
Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos após turnê de despedida
Este conteúdo foi originalmente publicado em UFRGS dará título de Doutor Honoris Causa a Gilberto Gil no site CNN Brasil.