Universidade Estadual oferece mais de 2,6 mil vagas em 68 cursos para ingressos em 2025, sendo somente 30 cursos e 641 vagas destinadas ao vestibular próprio
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) divulgou o resultado preliminar do vestibular 2025, realizado no dia 24 de novembro do ano passado.
O certame teve recorde de inscrições, com 10.730 alunos interessados nos 30 cursos oferecidos pela faculdade. Porém, somente 641 serão chamados para ingressar via vestibular próprio. As novidades para este ano são três novos cursos:
- Engenharia Civil (Nova Andradina): período noturno, com 40 vagas e duração de 5 anos;
- Fonoaudiologia (Campo Grande): período matutino, com 32 vagas, e duração de 4 anos;
- Terapia Ocupacional (Campo Grande): período matutino, com 32 vagas, e duração de 4 anos.
Inclusive, a “novata” Fonoaudiologia é um dos cursos mais concorridos nesta edição do vestibular. Segundo informações divulgadas pela UEMS à reportagem do Correio do Estado335 estudantes colocaram o curso como primeira opção e apenas 16 serão contemplados, sendo assim, 20,9 candidatos por vaga.
Ainda, outros três cursos estão à frente da Fonoaudiologia no quesito interesse: Medicina (4.112 inscritos, 25 vagas – 164 candidatos/vaga), Direito em Campo Grande (726 inscritos, 18 vagas – 40,3 candidatos/vaga) e Psicologia na Capital (656 inscritos, 20 vagas – 32,2 candidatos/vaga).
Para visualizar o edital do resultado preliminar do Vestibular 2025 da UEMS, clique aqui. Resultado final deve ser divulgado daqui duas semanas, no dia 20 de janeiro.
Ingresso sem vestibular
A UEMS abriu processo seletivo para estudantes do Ensino Médio, com base na apresentação do histórico escolar.
No total, são 708 vagas em 38 cursos, nas quais os interessados devem fazer a inscrição, sem nenhum custo, pelo site até às 23h59 do dia 15 de janeiro de 2025.
O Processo Seletivo Permanente 2025, destinado a estudantes que concluíram o Ensino Médio, terá como critério o histórico escolar dos candidatos, ou seja, notas e informações escolares.
A Divisão de Ingresso Discente (DIND) é responsável pela organização e administração da seleção dos candidatos, sob a supervisão da Pró-Reitoria de Ensino (PROE).
A Comissão Permanente de Processo Seletivo (COPESE) avaliará caso ocorra algum problema durante o processo.
Podem concorrer às vagas os estudantes que concluíram o Ensino Médio ou curso equivalente. Os selecionados iniciarão o curso superior em 2025, conforme a disponibilidade de vagas previstas no edital.
As vagas para cada curso serão distribuídas por ampla concorrência, onde disputarão todos os candidatos que não se enquadrarem nos critérios de cotas.
Outra modalidade é a reserva de vagas para cotistas, com a seguinte distribuição:
- 20% das vagas serão reservadas para candidatos(as) negros(as) (pretos e pardos) que tenham estudado o Ensino Médio todo em escolas públicas.
- 10% das vagas serão reservadas para candidatos(as) indígenas que também tenham estudado o Ensino Médio todo em escolas públicas.
- 10% das vagas serão para candidatos(as) que sejam residentes em Mato Grosso do Sul há mais de 10 anos.
- 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento (PCD).
Cabe ressaltar que, segundo o edital, só podem se aplicar às vagas de cotas os estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas.
Os estudantes devem fazer a inscrição por meio do link (https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind/permanente), enquanto o acesso aos editais pode ser consultado pelo site (https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind/permanente).
Na página, o candidato deverá preencher:
- Formulário de Inscrição Digital;
- Informar a maior nota de Língua Portuguesa ou a equivalente na Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (entre as séries cursadas no Ensino Médio);
- Fornecer a opção de curso.
Enem AINDA com força na UEMS
Um levantamento realizado pelo Correio do Estado constatou que a maioria das vagas para cursos de graduação ofertadas pelas universidades públicas de Mato Grosso do Sul são destinadas a “métodos próprios” de ingressoseja por meio de vestibular ou outros programas de processo seletivo.
A UEMS é a que disponibiliza o maior percentual de vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na instituição, 50% das vagas são para ingresso através do Enem, e outros 50% de vestibular próprio e demais processos seletivos.
Para 2025, serão ofertadas 2.637 vagas. Destas, 708 serão para o Processo Seletivo Permanente UEMS 2025, e 641 para o Vestibular. As demais, são destinadas para o Sisu.
*Colaborou Alanis Netto, Laura Brasil e Naiara Camargo