A agência de inteligência militar da Ucrânia afirmou nesta quarta-feira (7) que suas forças militares realizaram um ataque a Tendra Spit, território controlado pela Rússia, ao noroeste do Mar Negro, dizendo que danificaram equipamentos e fortificações e causaram baixas.
A agência publicou um vídeo mostrando embarcações transportando soldados bem equipados e tropas desembarcando no litoral. A agência disse que eles destruíram um sistema de guerra eletrônico russo e veículos blindados e que estavam avaliando as perdas humanas russas.
Na terça-feira(6), as autoridades instaladas pela Rússia disseram que sabotadores ucranianos haviam tentado aterrissar no local controlado pela Rússia via mar.
O governador russo da parte ocupada da região ucraniana de Kherson, onde se encontra a Tendra Spit, disse que Kiev havia atacado com 12 embarcações de alta velocidade, oito das quais transportavam tropas e outras quatro transportavam apoio de artilharia.
O serviço de inteligência militar HUR da Ucrânia disse que suas forças não sofreram baixas. A autoridade russa disse que três barcos e suas tripulações foram destruídos.
O Tendra Spit fica ao longa da costa sul da região de Kherson, em águas consideradas importantes para manter o acesso da Ucrânia ao Mar Negro.
A Ucrânia atacou o Tendra em fevereiro. O Ministério da Defesa da Rússia disse, na época, que a Ucrânia perdeu até 25 militares em um pouso malsucedido; as forças especiais da Ucrânia disseram que alguns de seus combatentes foram mortos em uma missão de combate, mas não especificaram o número de vítimas.