Em entrevista à revista Time, divulgada nesta sexta-feira (25/4), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar as tarifas de importação aplicadas por outros países, citando Brasil, China e Índia como nações que “ficaram ricas” cobrando altas taxas sobre produtos americanos.
Segundo ele, esses países impõem tarifas de até 150%, enquanto os EUA agora estão respondendo com medidas semelhantes para proteger sua economia.
Leia mais: Lula desembarca em Roma para funeral do Papa Francisco
Trump defendeu as tarifas americanas, que podem chegar a 50%, afirmando que elas estão gerando bilhões em receita e incentivando empresas a se instalarem nos EUA. “Não há tarifas se fabricarem aqui”, disse, destacando que companhias estão realocando produção para evitar as taxas. Ele citou exemplos como o retorno de fábricas de móveis para a Carolina do Norte e a redução de investimentos no México.
O presidente ainda projetou um cenário de crescimento industrial, afirmando que as montadoras nos EUA operarão em níveis recordes. “Estamos arrecadando dinheiro como nunca antes”, declarou, reforçando sua visão de que as tarifas são essenciais para a competitividade americana.