O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul iniciará, nesta quarta-feira (18), procedimento de geração das mídias que serão usadas para a preparação das urnas nas Eleições 2024. O ato que será aberto ao público ocorrerá no prédio do Depósito de Urnas do TRE-MS, na Rua Delegado José Alfredo Hardman Vianna, 184, Jardim Veraneio (em frente ao Fórum Eleitoral).
De acordo com o Tribunal, o procedimento é para gerar os dados oficiais que serão inseridos nas urnas eletrônicas de todo o estado, como o sistema de votação, nome, número e foto dos candidatos, além dos dados dos eleitores de cada seção.
Ao todo, serão preparadas aproximadamente 20 mil mídias de votação e mídias de contingência, incluindo as mídias especiais. A previsão é que os trabalhos sigam até o dia 22 de setembro.
O procedimento de geração das mídias será presidido pelo juiz Vitor Guibo, presidente da Comissão de Geração de Mídias do TRE-MS. Também foram convocados representantes do Ministério Público, OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), fiscais de partidos políticos e coligações.
Geração de Mídias
Haverá a gravação dos dados necessários nas mídias para o funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições. Os trabalhos são realizados em três formatos:
Mídia de carga: contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, como o número da seção eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos que concorrerão às eleições;
Mídia de votação: é preparada para armazenar os votos da seção eleitoral durante a votação;
Mídia de resultado de votação: é preparada para gravar o resultado da seção eleitoral no encerramento da votação, que será enviado para a totalização.