Um avião cargueiro que havia decolado do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 12h30 desta segunda-feira (12), enfrentou problema técnico e precisou retornar ao aeroporto. Devido a isto, o avião teve que realizar cinco órbitas em voo próximo de Tietê (SP), a cerca de 7 mil pés de altitude.
Segundo o site Aeroin, o problema teria surgido quando os pilotos decidiram retornar após notar um possível problema com o trem de pouso principal esquerdo. O fato aconteceu enquanto estavam sobre Belo Horizonte (MG). Após a decisão de retornar, foi realizada uma aproximação para a pista 33 de Viracopos, onde uma passagem baixa foi realizada para inspeção visual.
O controlador de tráfego aéreo da Torre Campinas relatou que havia sinais de um possível problema com o pneu do trem de pouso principal esquerdo. Segundo ele, o trem de pouco parecia estar furado ou deformado.
Às 15h30, o Boeing 737-400F, da Modern Logistics, pousou com segurança em Viracopos, mas foi observada uma grande quantidade de fumaça no final da desaceleração. Às 15h41, o piloto informou à controladora de tráfego aéreo que ambos os pneus do trem de pouso esquerdo haviam estourado.