Um dia após parte da BR-163 ficar destruída com a força da água da barragem Nasa Park romper, nesta terça-feira (20), a CCR MSVia informa que os trabalhos de recuperação da pista, na altura do km 500, entre Campo Grande e Jaraguari, devem durar 15 dias. Enquanto isso, o fluxo segue em sistema de ‘pare e siga’, quando uma das faixas fica interditada, enquanto o tráfego flui pela outra faixa, de forma alternada, nos sentidos Norte e Sul.
Depois de avaliação técnica da Concessionária, equipes de operação, conservação e engenharia atuam na estabilização da área, para posterior reconstrução da parte danificada do pavimento. As obras são realizadas 24h por dia, em regime de revezamento das equipes.
Para esta ocorrência, a CCR MSVia mobiliza uma força-tarefa com 21 viaturas e 82 colaboradores das áreas de engenharia, operação, conservação e resgate direcionados para o local. Entre os recursos disponibilizados para a operação, estão 3 viaturas de resgate, 2 guinchos leves, 1 guincho pesado, 1 viatura de inspeção, 3 equipes multifuncionais, 3 retroescavadeiras, 3 caminhões caçamba, 1 escavadeira hidráulica, 1 caminhão prancha, além de equipes especializadas em pintura e manutenção do pavimento.
De acordo com o gerente de operações da CCR MSVia, Arrison Szesz, danos maiores à pista foram minimizados em grande parte devido ao estado de conservação e à manutenção preventiva realizada periodicamente na BR-163.
“O sistema de drenagem da rodovia, que estava em condições ideais, evitou que a água danificasse ainda mais o pavimento, assegurando que os reparos fossem mais rápidos e menos complexos”, destaca.
O plano de contingência para segurança da rodovia e de seus clientes segue, ainda, com apoio de órgãos como a Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), e Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).
Orientações aos motoristas
O aviso aos motoristas sobre a interdição parcial está sendo feito por meio dos painéis de mensagens variáveis fixos e móveis dispostos ao longo da rodovia, praças de pedágio, e pelas equipes de operação na pista.
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