A liberação do trecho da BR-163, entre Jaraguari e Campo Grande, afetado há pouco mais de uma semana pelo rompimento de barragem do Nasa Park, deve acontece antes do prazo estipulado. A CCR MSVia, concessionária responsável pela rodovia, havia estipulado um limite de até 15 dias, mas com o ritmo acelerado das obras, a tendência é que a finalização dos trabalhos aconteça antes.
Nesta quarta-feira (28), a equipe da CCR MSVia finalizou os trabalhos de aterramento para iniciar o processo de pavimentação do trecho afetado. São cerca de 80 carretas levando pedras para a rodovia, além de mais de 100 colaboradores atuando nas intervenções.
“Aumentamos nosso efetivo, ultrapassando a marca de 100 colaboradores atuando nas intervenções. Por dia, recebemos mais de 80 carretas carregadas com pedras, que garantem a execução do aterro. Assim, conseguimos adiantar os trabalhos e poderemos iniciar brevemente os serviços de reconstrução do pavimento”, pontua Marcus Vinícius Pereira, gerente de engenharia da concessionária.
Ao todo, a empresa movimenta mais de 50 equipamentos essenciais para a obra, incluindo escavadeiras, caminhões, rolos compactadores e tratores de esteira. Até o final das atividades, estima-se utilização de 16 mil toneladas de pedras, 400 toneladas de asfalto, 1.000 metros de defensas metálicas, além de instalação de novo sistema de drenagem.
Rotas alternativas
Uma das opções é o desvio através do anel viário entre a BR-163/MS e a MS-010 (rodovia pavimentada até Rochedinho) e posterior acesso a MS-244. Outra escolha indicada é o desvio entre a BR-163/MS e a MS-080 e posterior acesso a MS-430, seguindo até a cidade de São Gabriel do Oeste.
Por fim, existe, ainda, a alternativa de desvio através do anel viário entre a BR-163/MS e a MS-080, e posterior acesso a BR-419, rumo a cidade de Rio Verde de Mato Grosso.