O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) multou candidato a vereador que conseguiu suplência em Campo Grande. O candidato do Republicanos foi multado após derrame de santinhos no dia das Eleições de 2024.
A representação foi ajuizada pelo MPE (Ministério Público Eleitoral). Conforme a denúncia, foi realizado “derrame de santinhos no dia das eleições em vias públicas, próximas aos locais de votação, por meio de apoiadores do candidato”.
Assim, Ismael Da Silva Gomes (Republicanos) apresentou defesa na Justiça Eleitoral. Alegou ausência de prova de autoria, por não participar e nem autorizado o derramamento de santinhos em vias públicas.
Apesar da defesa, o juiz eleitoral David de Oliveira Gomes Filho ressaltou que o derrame aconteceu em vários locais de votação. “As fotografias que instruem o processo demonstram que não foi pouca quantidade de material despejado nas ruas. Parece desnecessário realçar que tal conduta, além de ilegal, desrespeita o eleitor e as pessoas que vivem no entorno, pois vandaliza o espaço”, pontuou.
Portanto, condenou Ismael ao pagamento de multa. Serão R$ 4 mil para cada escola que registrou derrame de santinhos, totalizando R$ 20 mil em multa.