Já fazem parte da cultura popular brasileira as comemorações de São Cosme e Damião em setembro, afinal, todos os anos são marcados pelas distribuições de doces e ações de caridade. Mas, você sabe quem são os dois santos homenageados?
Não há muitas informações acerca da vida dos dois, porque muitos detalhes se perderam com os anos. No entanto, o que se sabe é que São Cosme e São Damião foram irmãos gêmeos nascidos no século III d.C., na Ásia Menor, onde atualmente está localizada a Síria. Sempre movidos pela fé e compaixão, praticaram a medicina sem cobrar nada dos enfermos e tiveram diversos milagres atribuídos aos seus trabalhos. Os irmãos eram devotos do cristianismo e, por isso, sempre que visitavam um paciente, falavam de Jesus.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
No entanto, naquela época havia uma perseguição aos cristãos promovida pelo imperador romano Diocleciano. Quando ele soube que Cosme e Damião curavam muitas pessoas e pregavam o Evangelho – ao qual vários pacientes se convertiam -, autorizou a perseguição e prisão dos dois. Lá, os irmãos foram condenados à morte.
A história aponta que os irmãos teriam sido lançados ao mar, mas não se afogaram. Então foram colocados em uma fogueira, mas não se queimaram. Por fim foram apedrejados e alvejados com flechas, mas também sobreviveram. Foi então que o imperador decidiu decapitá-los e seus corpos foram enterrados em Cirro, na Síria. Assim como Cosme e Damião, toda a família dos irmãos médicos foi perseguida. Seus três irmãos também foram mortos.
Os gêmeos passaram a ser venerados muitos anos depois, após o imperador bizantino Justiniano I receber a cura de uma doença por meio de uma intercessão feita em nome de Cosme e Damião. O imperador ordenou que uma basílica fosse construída no local em que estava o túmulo deles, tornando o lugar em um ponto de peregrinação dos fiéis. Com o passar dos anos, a história e devoção aos dois se popularizou em vários lugares do mundo.
E como a história de São Cosme e Damião chegou ao Brasil?
A devoção a São Cosme e Damião foi trazida ao Brasil pelos portugueses em meados do século XVI e passou rapidamente por um fenômeno de sincretismo religioso. A partir daí os irmãos passaram a ser associados com as religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé. Em ambas as religiões, Cosme e Damião são associados com Ibeji, dois orixás gêmeos filhos de Xangô e Iansã.
Agora, você pode estar se perguntando: mas, qual a relação dos irmãos com as distribuições de doces?
A história aponta que Cosme e Damião sempre entregavam guloseimas às crianças das casas que atendiam. Isso, somado aos seus atos caridosos, os fizeram ser vistos como protetor das crianças. Por isso, a data é marcada por arrecadação e distribuição de doces, além de ações de caridade para a comunidade. É uma maneira de rememorar a trajetória de São Cosme e São Damião.
Tradição em Campo Grande
Assim como em todo o Brasil, em Campo Grande a data é muito aguardada pelos fiéis. Antecipadamente, diversos terreiros se programam e arrecadam centenas de doces para então, no dia, 27, distribuir à comunidade.
Ele nos explica que as distribuições dos pacotes de guloseimas, como balas, doces e pipocas-doces, assim como os passes energéticos pelas Entidades – os Cosminhos -, simboliza o amor incondicional que Cosme e Damião ainda proporcionam.
“Com toda a convicção, podemos afirmar que a Festa de Cosme e Damião é uma data comemorativa de união, paz, respeito, tradição, amor, fé e devoção, dando continuidade a cada ano que passa”, pontua.
Ancestralidade
Na Tenda de Umbanda Cabocla Jurema de Iansã, a data vai muito além de apenas distribuir doces. Ela rememora a cultura, ancestralidade e tradição, como explica a Mãe Flávia de Iansã.
“São Cosme e Damião são extremamente importantes para nós umbandistas porque remete à nossa crença interna. A questão da distribuição de doce, a questão de você poder levar alegria para a criançada, poder levar um pouco de doçura, é justamente esse trabalho social que está associado à Umbanda, que está associado aos fundamentos da Umbanda, que é amor, que é caridade”, conta.
Conforme Flávia, festejar São Cosmo e Damião é celebrar a família, a prosperidades, o alimento e a alegria.
“É um momento que as pessoas realmente estão ali em um axé, com muita fé, e acabam trazendo até promessas para a Cosme da Damião, como mulheres que querem ter filhos, pessoas que têm problemas de saúde, pessoas que têm problemas de depressão. Então, Cosme e Damião é mais do que necessário e importante na umbanda. É fundamental”, acrescenta.
Ela pontua ainda que em todos os anos a Casa associa a festa a ações sociais. Então, esse ano, eles mobilizaram a comunidade para a arrecadação de litros de leite que serão distribuídos durante a entrega dos doces às crianças nas regiões de maior vulnerabilidade da cidade.
Cronograma de Festividade de São Cosme e Damião
Se você deseja participar da tradicional Festa de São Cosme e Damião, mas ainda não sabe onde haverá distribuição de doces, confira a lista de templos que realizam a comemoração.
Templo de Umbanda Pai Oxalá
O Templo de Umbanda Pai Oxalá, que fica na Avenida Joana D’arc, 819, bairro Pioneira, realiza a festa em homenagem à São Cosme e Damião, no dia 29 de setembro, às 16h. Na festa serão distribuídos doces, refrigerantes e bolos.
O Templo continua em fase de arrecadação de guloseimas. Portanto, quem deseja contribuir com doações pode entrar em contato pelo número (67) 99321-5450.
Tenda de Umbanda Cabocla Jurema de Iansã
Na Tenda de Umbanda Cabocla Jurema de Iansã, a comemoração de São Cosme e Damião será realizada no domingo (29), a partir das 09h.
Junto a distribuição dos tradicionais doces, a Tenda arrecadará leite para doação às crianças carentes.
Endereço: Rua José Nogueira Vieira, 188.
Templo Espiritualista Filhos de Maria
A Tefima (Tenda Espiritualista Filhos de Maria) realiza a festa de São Cosme e Damião, no dia 28 de setembro. Os portões do templo serão abertos às 15h, sem distribuição de senhas. Para participar, os consulentes devem contribuir com a doação de 1kg de alimento não perecível.
A Tenda Espiritualista Filhos de Maria está localizada na Rua José Oliva, 212, Monte Castelo.
Tenda de Umbanda Fé Amor e Caridade
A Festa de São Cosme e Damião acontece no dia 6 de outubro, na Tenda de Umbanda Fé, Amor e Caridade, a partir das 16h. Ainda em fase de organização, a Tenda pede contribuição com as guloseimas. Os bolos devem ser entregues somente no dia do festejo, mas os doces já estão sendo arrecadados.
Quem desejar contribuir, pode entrar em contato com a organização, pelo InstagramFacebook ou pelo número (67) 3363-4866. A Tenda de Umbanda Fé, Amor e Caridade fica na Rua dos Tupinambás, s/n.
Tenda de Umbanda Pai Oxóssi
Na Tenda de Umbanda Pai Oxóssi, a festa de São Cosme e Damião ocorre no dia 20 de outubro. Até o dia do festejo, o templo recebe doações de doces, balões coloridos, refrigerantes e bolos (entrega somente no dia 20). A Tenda está localizada na Avenida Gunter Hans, 3785, bairro Aero Rancho.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.