Um vídeo chocante, que circula nas redes sociais esta semana, mostra o momento em que um trabalhador cai do 12º andar de um prédio em construção e fica pendurado em uma rede de proteção. O caso foi nessa terça-feira (15), em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Veja abaixo:
Durante a queda, o trabalhador foi salvo pela rede de proteção do prédio em construção e parou no 10º andar, enquanto aguardava ser resgatado por colegas.
A empresa responsável pela obra informou à reportagem que seguem rigorosamente as normas e diretrizes de segurança e prevenção de acidentes de trabalho.
Ainda conforme a empresa, a própria rede de proteção que salvou a vida do trabalhador é um dos itens ou equipamentos de segurança utilizados nas obras.
Apesar do susto, o trabalhador foi resgatado minutos depois da queda, como é possível ver no vídeo acima, e não teve ferimentos.
“Nós acreditamos que o resultado é uma combinação entre prevenção, uso de bons equipamentos de segurança e, claro, proteção divina”, disse a empresa por meio de nota.
Tela tapume
Chamada de tela tapume, a rede vista no vídeo é usada para proteção em obras, servindo para os seguintes pontos:
- evitar que materiais, ferramentas e detritos caiam e causem acidentes nos arredores do canteiro de obras;
- delimitar o perímetro da obra, impedindo o acesso de pessoas não autorizadas;
- reduzir a dispersão de poeira e resíduos gerados pela construção.
Essas telas são feitas, geralmente, de polietileno ou polipropileno. Algumas versões também possuem proteção UV – que protege contra raios solares – para maior durabilidade ao ar livre.
O tamanho médio das redes de proteção para obras pode variar conforme a necessidade do projeto, mas os tamanhos mais comuns são entre 1,20 metros a 3 metros.