As Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e de Várzea Grande começaram primeira fase da Operação Recupera, que visa a devolução de celulares furtados ou roubados, na região metropolitana.
A ação também inclui rastreio e recuperação deste objetos. Na última quinta-feira (14), 150 pessoas identificadas como possíveis receptadoras dos aparelhos furtados. Foram apreendidos 67 aparelhos.
Essas pessoas devem receber uma intimação enviada pela Polícia Civil via aplicativo Whatsapp, para que compareçam à delegacia para a oitiva e apreensão do aparelho. O comparecimento espontâneo é levado em consideração a favor do intimado.
A devolução é feita por meio de procedimentos em que a vítima consiga comprovar a posse do aparelho, como código, numeração e outros comprovantes.
Inspiração
O projeto mato-grossense foi inspirado em uma ação desenvolvida no Piauí. A iniciativa pioneira desenvolvida pela Polícia Civil daquele estado recuperou 3.500 celulares no ano passado.
Uma equipe da Derf de Cuiabá visitou o estado nordestino para conhecer as estratégias criadas pela Secretaria de Segurança e Polícia Civil piauiense para recuperar e devolver celulares roubados aos verdadeiros donos.