Em entrevista ao SBT, a senadora Tereza Cristina (PP-MS) comentou sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul, sublinhando a importância de ações imediatas e colaborativas para a recuperação da região. “Nós não podemos politizar, agora é hora de ajudar. Sem oportunismos, nós temos que reerguer o Rio Grande do Sul, daquele povo valente, forte.”
A senadora destacou a resiliência dos gaúchos e a necessidade de união para a reconstrução. “Eu tenho certeza que, apesar de toda a tragédia, o gaúcho é forte e nós temos que estar lá juntos ajudando nessa reconstrução.”
Ela ressaltou que o impacto das enchentes na área rural ainda precisa ser completamente avaliado. “A área rural, eu acho que vai ser agora a próxima que nós vamos ter a dimensão do tamanho desse desastre. O Rio Grande do Sul produz 70% do arroz do Brasil. A soja é muito importante.”
Tereza Cristina lembrou que o setor agrícola no estado já enfrentava dificuldades antes da enchente. “E a gente tem que lembrar que o campo no Rio Grande do Sul já vinha passando por problemas. Primeiro, seca. Tivemos duas secas muito agudas no passado. Ano passado, o Rio Grande do Sul voltou a produzir, começou a se recuperar e agora vem essa enchente com essa inundação toda.”
A senadora destacou a necessidade de suporte de toda a sociedade e das entidades do agronegócio. “Então, vai ser muito importante que toda a sociedade que está ajudando, mas também as entidades e as do agro vão ter um papel fundamental na reconstrução do campo e da produção do Rio Grande do Sul.”
Ela mencionou a importância de facilitar o acesso aos seguros agrícolas. “Com negociação com o seguro também, né? Isso é uma coisa que eu já comecei a trabalhar logo no início, porque as pessoas estavam desesperadas. Eu tenho seguro, mas como é que eu acesso? Como é que eu recebo essa visita? Então, tem algumas coisas que precisam ser facilitadas. Não dá para ter um protocolo normal diante do que aconteceu lá.”
A senadora também falou sobre o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Frente Parlamentar da Agropecuária. “Então, eu tenho falado muito na CNA, os técnicos da CNA têm nos ajudado, a Frente Parlamentar tem também se mobilizado para esse segundo momento. Que agora é da reconstrução.”
Tereza Cristina concluiu enfatizando a importância da indústria agropecuária do estado. “Nós temos uma produção enorme de carnes. A indústria do couro, aves, suínos. O Rio Grande do Sul é um grande produtor e vai precisar de todos juntos para reconstruir essa riqueza que é o Estado. E eu tenho certeza que nós vamos conseguir.”
The post Tereza Cristina destaca necessidade de apoio para reconstrução após enchentes no RS appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.