Previsão é de chuva forte, com ventos de até 70 km/h; sol aparece ao longo do dia, mas entre nuvens
A partir desta sexta-feira (18), se for sair de casa, é melhor se preparar para encarar chuva forte e ventania, em Mato Grosso do Sul. Há previsão de temporais por todo o estado, com ventos em torno de 70 km/h, ou ainda mais intensos em algumas áreas.
Em Campo Grande o sol nem apareceu nas primeiras horas do dia e a chuva pegou de surpresa alguns motoristas e motociclistas. Olha a cena registrada na região da avenida Duque de Caxias, próximo ao aeroporto da capital.
De acordo com a Climatempo, a circulação de um sistema de baixa pressão reforça o fluxo de umidade sobre o Brasil, o que influencia na formação de nuvens de chuva em MS. Apesar disso, o tempo segue abafado, com temperaturas próximas ou acima dos 30°C.
É o que acontece em Campo Grande. Há riscos de chuva forte a qualquer hora do dia, mas isso não impede os termômetros de registrar até 32°C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O mesmo está previsto para Dourados, onde a máxima pode ser ainda maior: de até 33°C. Ponta Porã pode registrar até 31°C.
Calor ainda mais forte em Três Lagoas, onde a máxima esperada é de até 37°C. O calor em Sonora pode chegar a 35°C, enquanto Corumbá também pode marcar até 37°C. Pode chover a qualquer hora nessas três cidades.
Ainda segundo a Climatempo, o cenário deve ser o mesmo até pelo menos terça-feira (22), quando o tempo firme volta a predominar no estado.
No sábado (19), apenas no extremo sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul é que as chances de chuva diminuem.
Domingo (20), a chuva continua em várias áreas da metade norte de MS e a tendência é que o mesmo ocorra em Campo Grande.
A próxima semana ainda começa com formação de nuvens de chuva e, na segunda, pode chover em toda a região central, no norte e nordeste do estado, com risco de temporal mais concentrado para as áreas próximas a Goiás e ao estado de Minas e São Paulo.