A temperatura de 8°C registrada na manhã de ontem não foi empecilho para os 20 mil campo-grandenses que acordaram cedo para acompanhar o desfile cívico em comemoração dos 125 anos de Campo Grande.
O público presente foi o estimado anteriormente pela Secretaria Municipal de Cultura (Sectur), 20 mil pessoas, sem contar os participantes do desfile, número confirmado pela Guarda Civil Metropolitana. O público foi maior que o do ano passado, quando 18 mil pessoas estavam presentes.
Quando o desfile começou, pouco depois das 8h, as arquibancadas na Rua 13 de Maio ainda estavam vazias, mas por volta das 9h estavam lotadas.
Entre as principais atrações do aniversário da Capital, vale destacar que o público acompanhou atentamente as apresentações de grupos que colecionam automóveis antigos, como Fusca, Kombi, Opala e Chevette.
Além dos veículos, o publico apreciou com entusiamo o desfile das escolas de samba e a apresentação da simulação da Tropa de Choque da Guarda Civil Metropolitana em ação. Ao todo, 56 instituições participaram do evento.
Assistindo atentamente ao desfile, Alberto Elpídio Júnior, de 56 anos, informou que comparece todos os anos ao evento.
“É uma coisa linda, acho que todo mundo tinha de vir prestigiar, é uma vez por ano. A cada ano que eu venho, está melhorando mais e ficando mais bonito”, disse.
Ele também afirmou que gosta de acompanhar todas as entidades e escolas, em especial, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
O campo-grandense também destacou que uma das qualidades de Campo Grande é o espírito acolhedor da população.
“É uma cidade que acolhe todos que vêm de fora, o povo é acolhedor, isso é muito bonito”, concluiu.
A prefeita Adriane Lopes (PP), que é candidata à reeleição neste ano, também esteve presente. Porém, ela disse estar no evento na condição de prefeita, e não de candidata.
“Aqui é um espaço em que vou atuar como prefeita, a candidata é depois que terminar o desfile, aí a candidata sai para pegar na mão das pessoas, cumprimentá-las e pedir apoio”, disse.
O desfile chegou a ser interrompido por um curto período. Um grupo de manifestantes invadiu a pista para exibir cartazes de protesto à prefeita. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) fez um bloqueio e houve um bate-boca com os manifestantes, que se retiraram logo depois.
A manifestação era de um grupo de mães de crianças com deficiência, que cobraram o Executivo pela falta de recebimento de insumos como fraldas e alimentação especial para crianças com baixa mobilidade.
INSTITUIÇÕES
Entre os participantes do desfile, a presidente do Instituto Mirim de Campo Grande, Patrícia Saraiva de Moraes, disse que o evento já é uma tradição para a instituição, que existe há mais de 42 anos.
“Hoje nós estamos com mais de 3 mil jovens vinculados por ano, e é uma emoção muito grande, é o momento de a gente mostrar a menina dos olhos que é a banda do Instituto Mirim, que hoje é composta por aprendizes e alguns voluntários”, destacou.
O vice-presidente patrimonial da Associação Okinawa, Marcel Arakaki Asato, informou que a associação participa todos os anos.
“É muito importante para nós mostrarmos um pouco da cultura de Okinawa, que foi tão importante para moldar a cultura de Campo Grande. Por exemplo, o sobá e o karatê são de Okinawa”, disse.
Para o desfile, a entidade usou os quimonos tradicionais de Okinawa. Na banda, havia sanchin, que é um instrumento de três cordas, e os tambores taiko, além da apresentação de shishimai, que é a representação do leão mitológico.
CORRIDA DO FACHO
A prova de revezamento, disputada anualmente na data de aniversário de Campo Grande, abriu os festejos de 125 anos da Capital Morena, às 6h.
A Associação Desportiva Atletas de Cristo (Adac) ficou com o primeiro lugar em ambas as categorias. No feminino, o tempo foi de 20m25s, enquanto a equipe masculina terminou o percurso em 34m50s.
O presidente da Adac, Celso Arantes, informou que voltou a correr a prova tradicional após 15 anos sem disputar a competição.
“Após 15 anos, voltei a correr, depois de me recuperar de uma lesão cervical. Foi muito gratificante, agradeço a Deus e parabenizo também as outras equipes que disputaram”, declarou.
Na disputa feminina, completaram o pódio a equipe Turma do Longo, que ficou em segundo lugar, e o Corpo de Bombeiros Militar, que chegou em terceiro.
Na competição masculina, o segundo melhor tempo foi da equipe Percurso Livre, seguida pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Saiba
No horário de início do desfile, os termômetros marcavam 11°C em Campo Grande, com sensação térmica de 9°C, porém, o tempo estava ensolarado, o que ajudou a amenizar um pouco o frio da manhã.
window.fbAsyncInit = function() {
FB.init({
appId : ‘817366702975485’,
cookie : true,
xfbml : true,
version : ‘v19.0’
});
FB.AppEvents.logPageView();
};
(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)(0);
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));