Qual é a melhor opção para quem deseja emagrecer: tapioca, cuscuz ou pão francês? Certamente você já se fez essa pergunta em algum momento. Afinal, a estratégia de emagrecimento não se limita a calorias. Prova disso é que a resposta para essa pergunta vai te surpreender.
Escolher o alimento certo para saborear e ainda perder peso pode ser um dos grandes desafios para quem faz dieta e foge de uma alimentação monótona e sem graça. Para ajudar em uma escolha mais estratégica, o Dr. Renan Botelho (@renanbotelhooficial), médico especialista em saúde e emagrecimento esclarece essa dúvida.
Será que o pão francês é o vilão da dieta? Confira o comparativo dos três e veja qual a diferença entre cada um. A partir daí, faça as escolhas que considerar melhores para o seu cardápio e dieta.
Calorias da tapioca, cuscuz ou pão francês: quem leva a melhor?
Segundo o especialista, um pão francês equivale a duas colheres de sopa de tapioca e a 100 gramas de cuscuz. Considerando a quantidade, é uma porção consideravelmente maior que a tapioca e mais do que o dobro de cuscuz com a mesma quantidade de calorias.
- Pão francês: 125 cal (45g ou 1 unidade)
- Tapioca: 123 cal (35g ou 2 colheres de sopa)
- Cuscuz: 122 cal (100g ou 1 unidade grande)
Mas conforme ele ressalta, não são apenas as calorias que devem ser levadas em consideração. “O índice glicêmico importa”, avisa o médico.
Qual dos três alimentos tem a maior taxa de índice glicêmico?
O que é índice glicêmico? O Dr. Renan Ribeiro explica que é a velocidade com que esse alimento vira açúcar no seu sangue. E se vira açúcar muito rápido, acontece um pico de insulina.
Ao considerar a taxa de índice glicêmico (IG) de cada um desses alimentos, o pão francês é o que tem o mais baixo comparando com os três. Veja o valor de cada item:
IG pão francês: 95
Tapioca IG: 115
IG cuscuz: 140
Tapioca ou cuscuz no café da manhã ou lanche: qual é a melhor opção? (Fotos: Shutterstock)
Pode consumir cuscuz e tapioca à vontade por não ter glúten?
Essa é a prova de que não é porque o cuscuz e a tapioca não têm glúten, que está liberado comer “à vontade”. “O glúten é um dos problemas do pão francês, mas pensando em calorias e índice glicêmico, talvez eles sejam menos piores”, afirma.
No entanto, a recomendação é comer com controle. O especialista sugere associar a alguma fonte de proteína, como o ovo, a carne, o frango e sementes: “Alguma fonte de fibra e proteína para diminuir o índice glicêmico e a digestão desse carboidrato vai ficar mais lenta.”
Mas se você tem resistência insulínica, é preciso ter cuidado no consumo.
Opções de alimentos no lugar de tapioca, cuscuz e pão francês
Como alternativas aos alimentos destacados, o médico sugere como melhores opções:
- Aveia
- Pão de fermentação natural
- Carboidratos complexos
- Farinhas 100% integrais
#avozdomsnews